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Title: Estudos das relações étnicos-raciais com análise de livros didáticos do ensino médio
Authors: Silva, Francisco Lindomar de Lima
Keywords: Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino
Negros - Livros didáticos
Issue Date: 2016
Citation: SILVA, F. L. L. (2016)
Abstract: O presente trabalho pretende discorrer sobre a aplicabilidade da Lei 10.639/03, de 09 de Janeiro de 2003, torna obrigatória a inserção do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio das escolas brasileiras públicas e particulares. Esta foi uma aquisição do movimento negro que, há muito tempo, lutava por uma valorização das origens éticas do povo negro brasileiro. Ao analisar alguns livros didáticos, percebe-se que eles têm um déficit de conteúdo que não trás assuntos pertinentes ao estudo da África em seus contextos. O tema proposto para o desenvolvimento da pesquisa, não poderia ser mais adequado para aplicabilidade da lei 10.639/2003, que ao analise do contexto do livro didático em nenhum momento se refere ao estudo da história africana. A única coisa que traz nos paradidáticos são assuntos sobre a África que não condiz em trabalhar o preconceito que seria essencial em sala de aula. Conhecer um pouco da África nos remete a uma viagem histórica onde a cada descoberta, nos proporcionam alguns questionamentos, tais como de que forma viveram homens e mulheres negros no Brasil, percebemos que isso não é claro nos livros didáticos, uma vez que os mesmos não deixa isso em evidência. Esses questionamentos nos deixam inquietos ao imaginar que tais pessoas viram seus planos irem morrendo e deixados para traz, uma vez que não tiveram oportunidades. O objetivo central dessa pesquisa é investigar a aplicabilidade da lei 10.639/2003, que busca dentro de suas normas a obrigatoriedade de garantir a legalidade dos direitos legais com vistas a enfrentar todas as formas de preconceito, racismo e discriminação para garantir o direito de aprender e a igualdade educacional a fim de promover uma sociedade mais justa e solidária.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/390
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

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