Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3910
Título: Avaliação da autoeficácia em amamentação de puérperas primíparas e multíparas da cidade de Acarape-CE
Autor(es): Lima, Camila Mesquita de
Palavras-chave: Enfermagem
Aleitamento materno
Autoeficácia
Data do documento: 4-Ago-2017
Citação: LIMA, C. M. (2017)
Resumo: Sabe-se que o leite materno é o primeiro e exclusivo alimento a ser oferecido ao bebê ao nascer. Logo a amamentação exclusiva se configura como um processo natural, que vai além de nutrir uma criança, tendo inúmeros benefícios não só para o bebê como para a mãe, família e sociedade. O presente estudo teve o objetivo avaliar a autoeficácia em amamentação de puérperas de um município do interior do ceará. Trata-se de estudo de caráter avaliativo de abordagem quantitativa que foi realizado por meio de entrevista às puérperas que compareceram às unidades básicas de saúde da zona urbana do município de Acarape, Ceará, para a consulta de puericultura de seus filhos durante o mês de fevereiro a junho de 2017. Na coleta de dados foi utilizada a escala Breastfeeding Self- Efficacy Scale – Short Form (BSESSF), que visa avaliar a autoeficácia da amamentação. A amostra foi composta por 80 puérperas. Os dados foram organizados em tabelas. Os resultados revelaram que, na análise individual, a maioria (56) das participantes apresentou eficácia alta para amamentação exclusiva. Na análise global, verificou-se eficácia alta para a maioria dos itens do domínio técnico e para todos os itens do domínio pensamentos interpessoais. Conclui-se que o acompanhamento pré-natal e consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança podem ter contribuído para a eficácia alta e obtenção do sucesso na amamentação exclusiva.
Descrição: LIMA, Camila Mesquita de. Avaliação da autoeficácia em amamentação de puérperas primíparas e multíparas da cidade de Acarape-CE. 2017. 23f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3910
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA MESQUITA TCC.pdf2017_cmdelima.pdf355,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.