Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3912
Título: Conhecimento, atitude e prática de enfermeiros da estratégia saúde da família na detecção precoce do câncer de mama
Autor(es): Ferreira, Diego da Silva
Palavras-chave: Neoplasias da mama
Promoção da saúde
Conhecimento
Atitude
Data do documento: 21-Dez-2017
Citação: FERREIRA, D. S. (2017)
Resumo: O câncer é um problema de saúde pública afetando todas as populações do mundo. Objetivouse avaliar o conhecimento, a atitude e a prática dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre a detecção precoce do câncer de mama. Estudo descritivo, de corte transversal, inferencial com abordagem quantitativa e utilização do Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP), realizado com 62 enfermeiros nos municípios do Maciço de Baturité-CE. A coleta ocorreu de novembro de 2015 a junho de 2016 com a aplicação de um questionário semi-estruturado com 27 itens. Os dados foram analisados no programa EpiInfo versão 7.0 (CDC – Atlanta). Sobre o rastreamento do câncer de mama 66,1% tiveram resposta adequada. Sobre a mamografia, o exame com maior capacidade de detectar lesões e causar impacto na mortalidade por câncer de mama, dentre os participantes 88,7% responderam de forma satisfatória. Sobre os métodos para o rastreamento do câncer de mama nas mulheres e suas faixas etárias obteve-se alto índice de resposta insatisfatória. Os grupos populacionais com vulnerabilidade elevada para o câncer de mama, 8,6% foi adequado. Há um conhecimento frágil sobre o perfil de usuários vulneráveis ao desenvolvimento da patologia. Nos fatores de vulnerabilidade para o câncer de mama, 20,9% tiveram resposta adequada. Nas manifestações clínicas o índice de resposta inadequada consistiu em 51,6%. Os enfermeiros necessitam estar empoderados para utilizarem de técnicas eficientes e eficazes capazes de sensibilizar a população sobre os fatores de riscos, sinais e sintomas necessitando aprimorar o conhecimento. Nos aspectos concernentes a atitude 85,4% possui atitude adequada sobre a detecção do câncer de mama. No alusivo à prática 35,4% tiveram resposta adequada e 50% regular. Conclui-se que há necessidade de voltar atenção para a educação permanente sobre a detecção e controle do câncer de mama na ESF do Maciço de Baturité.
Descrição: FERREIRA, Diego da Silva. Conhecimento, atitude e prática de enfermeiros da estratégia saúde da família na detecção precoce do câncer de mama. 2017. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3912
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO DA SILVA FERREIRA_Artigo.pdf2017_art_dsasferreira.pdf509,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.