Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3917
Título: Farmácia caseira: saberes sobre o armazenamento, uso e descarte de medicamentos
Autor(es): Melo, Emanuella Silva de
Palavras-chave: Farmácia caseira
Automedicação
Data do documento: 21-Dez-2017
Citação: MELO, E. S. (2017)
Resumo: Grande parte da população brasileira possui medicamentos em sua residência, acumulando-os de forma a constituir o que se pode denominar de farmácia caseira. Considerando que os medicamentos são produtos que representam riscos à saúde, quando usados sem orientação, e que o armazenamento adequado é fundamental para sua eficácia, percebe-se a necessidade de estudos e ações que possam avaliar a temática buscando melhorar a saúde da população. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi determinar o nível de conhecimento da população urbana do município de Aracoiaba, Ceará, sobre o armazenamento, o uso e o descarte de medicamentos em casa. As informações foram obtidas por meio de um estudo descritivo do tipo quantitativo baseado na aplicação de um instrumento de coleta de dados e entrevistas previamente agendadas e autorizadas pelos respondentes. Foram visitadas 95 famílias cadastradas no programa de acompanhamento efetivado pelos agentes comunitários de saúde do município. As informações coletadas foram organizadas, analisadas e tabuladas com o auxílio do Microsoft Office Excel 2010. O estudo evidenciou que trata-se de domicílios constituídos, em grande parte, por crianças e/ou idosos, onde 100% dos investigados afirmou a importância de se manter medicamentos em casa. 61,05% dos entrevistados possuíam doenças crônicas. Dentre os investigados 84,47% não receberam informações quanto ao armazenamento e descarte de medicamentos, realizando o descarte em lixo comum (72,63%). Esses dados revelam que é necessário um foco maior na educação em saúde em relação ao uso, armazenamento e descarte adequados dos medicamentos estocados em domicilio reforçando que práticas inadequadas de descarte podem originar danos ambientais e à saúde pública.
Descrição: MELO, Emanuela Silva. Farmácia caseira: saberes sobre o armazenamento, uso e descarte de medicamentos. 2017. 13 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3917
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EMANUELLA SILVA DE MELO.pdf2017_esdemelo.pdf171,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.