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dc.contributor.authorPereira, Francisco Vítor Macêdo-
dc.date.accessioned2017-02-01T13:33:33Z-
dc.date.available2017-02-01T13:33:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPEREIRA, F. V. M. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/391-
dc.description.abstractTrata-se de um trabalho cujo título é, acima de tudo, uma indagação: Negritude Conflituosa: identidade que busca a sua permanência? O argumento principal defendido é o de que o reconhecimento, a afirmação e a internação das diversidades negras em sua riqueza de possibilidades existenciais são condições de exercícios éticos e de compreensões e interações estético-ontológicas, antes de se infirmarem como postulações político-ideológicas. Não se reduzem, por isso, a produções inçadas de plataformas de identidades nominais e partidárias. A nossa sugestão, portanto, é a de postulação de mudanças, de (des)construções, de novas formas de se pensar, de se perceber e de se agir ante as culturas de negritudes e de seus saberes, com base no conhecimento dos modos próprios e dos comportamentos de vida dos afro-brasileiros (negros brasileiros?). Não se tratam as negritudes, por isso, meramente de índices de identidades, como antídotos precisamente eficazes contra as posturas de ignorâncias, de preconceitos e de crimes racistas. Haveriam, antes, de conduzir a novas invenções éticas, de liberdades e de responsabilidades consigo e com os outros; como possibilidade de conhecimento e de cuidado estético-existencial do ser de si no mundo. Diante disso, acreditamos que a questão filosófica das negritudes no Brasil passa, antes da assertiva de suas identidades e de seus espaços políticos, pelo conhecimento do pertencimento ético, estético e do ser de si negro no mundo.pt_BR
dc.subjectNegros – Identidade racialpt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.titleNegritude conflituosapt_BR
dc.title.alternativeidentidade que busca a sua permanência?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

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