Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/392
Título : "Da raiz até a ponta"
Otros títulos : enegrecendo a identidade através do uso do cabelo crespo
Autor : Dias, Honorata
Palabras clave : Racismo - Aspectos sociais
Negros na sala de aula
Fecha de publicación : 2016
Citación : DIAS,. H. (2016)
Resumen : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo discutir a construção da identidade e sua relação com as práticas do racismo a partir do uso do cabelo crespo. Para tanto, analiso o contexto histórico dos conceitos de raça, racismo e discriminação racial, bem como destaco a construção da identidade negra através do cabelo. Para compreensão sobre a política da identidade e a questão étnico-racial dialoguei com os autores HALL, Stuart (2011); MUNANGA (2009); SCHWARCZ (2010) e GOMES (2012). A pesquisa, de caráter qualitativa, foi realizada na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e contou com a participação de quatro interlocutoras, que ressaltaram a contribuição da UNILAB para afirmação das suas identidades negras. Ressalta-se, ainda, a importância da lei 10639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras e contribui para o diálogo entre as diferentes culturas existente no país.
Descripción : DIAS, Honorata. “Da raiz até a ponta”: enegrecendo a identidade através do uso do cabelo crespo. 2016. 42 f. Monografia (Especialização) - Curso de Politicas Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/392
Aparece en las colecciones: Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Honorata Dias.pdf592,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.