Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3932
Título: Fenômenos linguísticos variáveis em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Cruz, Munirah Lopes da
Palavras-chave: Linguística
Língua materna - Estudo e ensino
Livros didáticos (Ensino fundamental)
Data do documento: 30-Jul-2021
Citação: CRUZ, M. L. (2021)
Resumo: Este trabalho investiga o tratamento da variação linguística e de fenômenos linguísticos variáveis em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, embasado nos pressupostos da Sociolinguística (LABOV, 1972, 2006, 2008) e da Pedagogia da Variação Linguística (BORTONI-RICARDO, 2004; BAGNO, 2015, 2007b; FARACO, 2015; 2008). A escolha por esse objeto surgiu do interesse em investigar a abordagem de fenômenos linguísticos após publicação da BNCC (BRASIL, 2018a), documento de caráter normativo que prevê o ensino de variação no componente curricular Língua Portuguesa. Selecionamos os livros da coleção Tecendo linguagens (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018), do 6° ao 9° ano, aprovados no PNLD/2020, nos quais investigamos como são abordados os fenômenos variáveis referentes ao uso dos pronomes pessoais e da concordância verbal. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se como do tipo exploratória. O método utilizado é o método hipotético-dedutivo, com coleta de dados documental. A análise dos fenômenos linguísticos na coleção foi feita considerando-se três categorias: i. Orientação teórico-metodológica, para investigar a concepção de língua, norma e gramática adotada no manual do professor e sua correspondência com as atividades propostas no livro do aluno; ii. Orientação pedagógica, para investigar as amostras de textos utilizadas para fins de análise linguística e sua pertinência para promoção do ensino de variação dos fenômenos analisados; e iii. Orientação prática, para analisar como são propostas as atividades do livro envolvendo os fenômenos em análise. Os resultados mostraram que os livros investigados abordam a variação ao tratar de variedades linguísticas, mas a reduz a uma questão de linguagem formal ou informal. Sobre os pronomes pessoais, a coleção apresenta o pronome você(s) para expressar a segunda pessoa, porém classifica-o como pronome de tratamento. Faz menção ao fato de o pronome vós ter caído em desuso no Brasil, contudo, este é apresentado no quadro pronominal como pronome ativo. O pronome a gente não é mencionado. A concordância verbal é colocada apenas de acordo com o sistema pronominal tradicional, excluindo as formas inovadoras você(s) e a gente, ensinada apenas na perspectiva da norma-padrão. A conclusão é que a proposta de análise linguística/semiótica na coleção Tecendo linguagens se aproxima do ensino gramatical tradicional, apenas tangenciando a questão da variação em bem poucas situações.
Descrição: CRUZ, Munirah Lopes da. Fenômenos linguísticos variáveis em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, 2021. 116 f. Dissertação ( Mestrado em estudos da linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGLin Instituto De Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3932
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUNIRAH LOPES DA CRUZ - dissertação versão final com ficha catalográfica.pdf2021_diss_mldacruz.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.