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Título: As técnicas argumentativas constitutivas dos textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários da Escola Profissional Adolfo Ferreira Redenção-CE
Autor(es): Ramos, Jainy Kelly Sousa
Palavras-chave: Língua portuguesa - Retórica
Linguagem e língua
Estudantes do ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Data do documento: 6-Ago-2021
Citação: RAMOS, J. K. S. (2021)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as técnicas argumentativas presentes nas redações das provas simuladas do Projeto de Extensão PROENEM (UNILAB) dos alunos de 3º série do ensino médio da Escola de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa – Redenção-CE. Para isso, nossa base teórica será o trabalho de Perelman e Tyteca (2014), autores do Tratado da Argumentação, cuja descrição das técnicas argumentativas dá-se de forma detalhada e sistemática, segundo critérios filosóficos-linguísticos. Recorreremos, sempre que necessário, a fim de explicar a proposta de Perelman e Tyteca (2014), aos trabalhos de Menezes (2011) e Garantizado Júnior (2015, 2016), que analisaram o uso das técnicas argumentativas no discurso político. Metodologicamente, nossa pesquisa possui abordagem mista (qualitativa e quantitativa), método hipotético-dedutivo e tem natureza exploratória. Nosso corpus é composto por 65 redações dissertativo-argumentativas de alunos pré-universitários, produzidas no mês de abril de 2019. A coleta, digitalização, digitação e codificação dos textos foram realizadas pelos bolsistas e voluntários do projeto PROENEM. Os resultados finais apontam que as técnicas argumentativas mais recorrentes dentro do texto dissertativo-argumentativo foram aquelas que fazem parte dos argumentos baseados na estrutura do real (140 ocorrências) como, por exemplo, o argumento pelo vínculo causal, o argumento pragmático e o argumento de autoridade. Em seguida, os argumentos quaselógicos (28 ocorrências) e os argumentos que fundamentam a estrutura do real foram os que menos apareceram no corpus (12 ocorrências).
Descrição: RAMOS, Jainy Kelly Sousa. As técnicas argumentativas constitutivas dos textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários da Escola Profissional Adolfo Ferreira Redenção-CE. 2021. 188. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudo da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3933
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