Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3934
Título: As cenas de enunciação do ecossistema da desinformação construído sobre a vacinação contra a covid-19: o texto de verificação e suas implicações
Autor(es): Oliveira, Cleânia Martins de
Palavras-chave: Cenas de enunciação
Vacinação
Covid-19
Desinformação
Texto de verificação
Data do documento: 30-Nov-2022
Citação: OLIVEIRA, C. M. (2022)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as cenas de enunciação do ecossistema da desinformação construído sobre a vacinação contra a Covid-19, tomando como base, mais especificamente, o texto de verificação. Nossa análise é ancorada nos pressupostos da Análise do Discurso de origem francesa, sobretudo nas cenas de enunciação (MAINGUENEAU, 2005, 2006, 2008, 2013, 2015). Além disso, em busca do conceito de desinformação, apoiamo-nos em discussões sobre o ecossistema de desinformação (WARDLE, 2020; GITAHY, 2020). Para alcançar nosso objetivo, adotamos como procedimento metodológico inicial a coleta de textos de verificação, dos sites Agência Lupa, Fato ou Fake e Comprova, do período de janeiro a setembro de 2021, período que coincide com o início da vacinação contra a Covid-19 no país e sua estabilização no calendário de imunização. Desse modo, coletamos 185 textos de verificação publicados nos referidos sites, dos quais selecionamos apenas 16 para análise, tendo como critério básico o de que a notícia falsa verificada tivesse tido mais impacto nas redes sociais. Partindo desse princípio, buscamos analisar de que modo são instituídas as cenas de enunciação dos discursos que verificam as notícias falsas sobre a vacinação contra a Covid-19, observando as especificidades inerentes a cada cena construída nesses discursos. Após a análise verificamos que, quanto à cena englobante, esta corresponde ao tipo de discurso jornalístico, por apresentar características prototípicas do jornalismo, com perfil informacional, acrescido de objetividade e imparcialidade. No que se refere à cena genérica, consideramos afigurar-se como reportagem interpretativa, conforme conceituou Granez (2020), por apresentar aspecto investigativo e com aprofundamento dos fatos, conduzindo o leitor à interpretação. Por fim, quanto à cenografia, verificamos que é constituída a partir de várias cenas validadas, iniciando com a cenografia da notícia e desenvolvendo-se para a cenografia da reportagem interpretativa, a partir de cenas de pesquisas, entrevistas, coleta de dados, comparações e investigações mais incisivas das notícias falsas.
Descrição: OLIVEIRA, Cleânia Martins de. As cenas de enunciação do ecossistema da desinformação construído sobre a vacinação contra a covid-19: o texto de verificação e suas implicações. 2022. 122 f. Dissertação ( Mestrado em estudos da linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGLin. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3934
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DA CLEÂNIA FORMATADA 21.06.23.pdf2022_diss_cmdeoliveira.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.