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Título: A importância do estudo da história da África e compreensões da aplicabilidade da lei n° 10.639/03 em duas escolas do Estado do Ceará
Autor(es): Pereira, Joyce Alcântara
Palavras-chave: Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Fortaleza - CE - Educação
Data do documento: 2016
Citação: PEREIRA, J. A. (2016)
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo relatar o processo histórico que conecta o continente africano com o Brasil e as consequências desse processo para os africanos que ficaram aqui, analisar o quão a Lei n°10.639/03 ajuda através da educação a ter uma melhora nas relações étinico-raciais em nossa sociedade e fazer um simples balanço de como está ocorrendo o ensino de história da África e afro-brasileira, por meio de duas escolas do Estado do Ceará, buscando observar se a referida lei está sendo aplicada de forma eficaz e contribuindo com a inclusão social dos negros (as) no Brasil. A partir da aprovação da Lei 10.639/03 que alterou a LDB 9394/96, a qual versa sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares, se faz necessária uma análise minuciosa da conjuntura atual da educação brasileira. Desse modo, nos debruçamos sobre a prática dessa lei no cotidiano das escolas, e, de forma específica, na disciplina de história. O estudo mostra, portanto, o início de uma caminhada que visa o fim da desigualdade racial, situação essa de extrema importância. Afinal é a partir da prática dessa lei nas escolas que se combaterão os efeitos do trauma histórico provocado pelo regime escravista e que se dará o devido reconhecimento e valorização a influência da cultura africana para a formação da cultura brasileira. Esse reconhecimento facilita as relações étnico-raciais e mostra que somos todos verdadeiramente um só.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/394
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

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