Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3941
Título: Extração de areia no Rio Choró e seus impactos ambientais
Autor(es): Silva, Antônio José Pereira da
Palavras-chave: Impactos ambientais
Areia - Extração - Brasil
Rios
Meio ambiente
Data do documento: 1-Mai-2018
Citação: SILVA, A. J. P. (2018)
Resumo: A construção civil teve um desenvolvimento significativo nos últimos anos, esse desenvolvimento tem como consequência o aumento da demanda por recursos naturais. No caso da construção civil, um dos principais recursos necessário é a areia. A atividade de extração de areia é de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico, porém é também responsável por inúmeros impactos ambientais negativos, como depreciação da qualidade da água, incidência de processo erosivo e alterações dos cursos d’água. Portanto este trabalho tem como objetivo principal investiga os impactos ambientais com a extração de areia do rio choro. Os resultados obtidos por método quantitativo é que existem vários impactos ambientais e que os licenciamentos estão em ordens. Evidenciamos a clareza do extrativismo, quando se trata da necessidade de aquisição deste produto natural, essa matéria prima se torna indispensável na evolução e perpetuação da qualidade de vida, alguns materiais já foram modificados artificialmente, mas estes não são encontrados sem que haja a busca diretamente na natureza para servir de elemento na construção. Neste sentido, o presente estudo conclui que há diversos impactos ambientais com a extração de areia no rio e também tem como objetivo contribuir para a avaliação de impactos ambientais advindos da atividade de extração de areia no Rio Choró.
Descrição: SILVA, , Antônio José Pereira da. Extração de areia no Rio Choró e seus impactos ambientais. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3941
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIO JOSÉ PEREIRA DA SILVA Mono.pdf2018_mono_ajpdasilva.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.