Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3946
Título: Contribição do curandeirismo no processo saúde/doença dos países africanos lusófonos
Autor(es): Só, Karim Suleimane
Palavras-chave: Medicina Tradicional Africana
Saúde pública
Assistência à Saúde
Data do documento: 4-Jun-2018
Citação: SÓ, K. S. (2018)
Resumo: As práticas populares em saúde sempre fizeram parte da história da humanidade desde antiguidade. Esses saberes praticados por pessoas com habilidades de cura, denominadas curandeiros, vem propiciando contribuições importantes para certos povos, em especial nos países com pouco suporte em saúde. Com o objetivo de avaliar a participação e a influência do curandeirismo no tratamento de doenças, definindo o grau de confiança quanto ao método terapêutico, realizou-se um estudo analítico-descritivo, com abordagem quanti-qualitativo numa universidade com 75 estudantes africanos que cursam enfermagem. Os dados foram coletados por meio de um questionário, entre os meses de maio a junho de 2018. As entrevistas ocorreram nas dependências dos campis da universidade. Conclui-se que práticas populares são prevalentes nas comunidades dos estudantes entrevistados, e o nível de confiança pela prática é considerável. Essas experiências podem ser muito úteis, desde que os usuários procurem orientações quanto ao uso com os profissionais de saúde, não incentivando totalmente a prática, mas buscando aliá-la ao conhecimento científico para o uso consciente, evitando riscos à comunidade.
Descrição: SÓ, Karim Suleimane. Contribição do curandeirismo no processo saúde/doença dos países africanos lusófonos. 2018. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3946
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARIM SULEIMANE SÓ_Artigo.pdf2018_art_kscó.pdf373,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.