Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3952
Título: Contribuição do trabalho das rezadeiras na atenção básica na localidadeda Mucunã em Baturité Ceará
Autor(es): Silva, Marcos Antônio da
Palavras-chave: Rezadeiras
Doenças
Atenção básica
Baturité-CE
Saber popular
Data do documento: 17-Ago-2017
Citação: SILVA, M. A. (2017)
Resumo: No mundo contemporâneo ciência e fé atrelado ao trabalho das rezadeiras, vem tornando-se mais frequente diante da ausência dos profissionais da atenção básica em muitas localidades urbanas e rurais da região Nordeste e Norte do Brasil. Foi objetivo deste estudo avaliar a contribuição do trabalho das rezadeiras na Atenção Básica na localidade da Mucunã em Baturité Ceará. Por meio de estudo etnográfico realizado no período de março a junho de 2017. A abordagem foi qualitativa, através da observação participante com a utilização de questionário semiestruturado, aplicado com a rezadeira R1(Rezadeira Reconhecida pelo Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS de Baturité), seus clientes e profissionais da Estratégia de Saúde da Família-ESF, que atendem nesta localidade. O tamanho da amostra partiu das anotações do caderno da R1. Os clientes entrevistados foram todos aqueles que foram atendidos e estavam anotados no caderno da R1 e pertenciam a comunidade da mucunã. Dividimos os grupos entrevistados em R1 rezadeira, P2, profissionais da saúde e C3 clientes atendidos pela R1. Entre os resultados encontrados temos que as rezadeiras ainda são vistas de forma excludente pelos segmentos mais intelectualizados da sociedade baturiteense. Ficou evidenciado ainda que as populações procuram esses serviços em virtude das falhas graves dos serviços de saúde ofertados. Assim, neste estudo evidenciamos que elas assumem a responsabilidade de contribuir com o trabalho dos profissionais da Atenção Básica, principalmente Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde. Não podemos desprezar os saberes populares dentro do processo de cura. Ambos devem caminhar lado a lado de forma que as manifestações culturais e religiosas possam contribuir para o fortalecimento da educação permanente em saúde dentro das comunidades mais pobres do município de Baturité e demais região do país. Os profissionais de saúde devem buscar nas identidades culturais e misticismo religioso apoio às lutas contra a desnutrição, verminoses e doenças da infância. Isso só será possível mediante a partilha dos conhecimentos científicos e populares.
Descrição: SILVA, Marcos ntônio da. Contribuição do trabalho das rezadeiras na atenção básica na localidadeda Mucunã em Baturité Ceará. 2017. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3952
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS ANTÔNIO DA SILVA_ARTIGO.pdf2017_art_madasilva.pdf272,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.