Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3954
Title: Avaliação do desenvolvimento sensorial, cognitivo e psicossocial de lactentes no contexto da atenção primária à saúde
Authors: Aquino, Maria do Socorro Távora de
Keywords: Desenvolvimento infantil
Enfermagem
Lactente
Issue Date: 4-Jun-2018
Abstract: O desenvolvimento infantil é um fenômeno amplo, contínuo, dinâmico e de difícil mensuração. O objetivo desse estudo foi avaliar o desenvolvimento sensorial, cognitivo e psicossocial de lactentes no contexto da atenção primária em saúde. Utilizou-se como método a pesquisa de natureza transversal e de caráter descritivo e exploratório, com análise quantitativa, realizada em três unidades básicas de saúde de três municípios do maciço de Baturité. A amostra constituiu-se de 75 lactentes (1-24 meses). Os participantes foram submetidos ao Teste de Denver II, que avalia quatro áreas do desenvolvimento neuropsicomotor: motor-grosseiro, motor fino-adaptativo, linguagem e pessoal-social. Porém, só foram avaliados no estudo esses dois últimos domínios, para direcionar o cuidado, avaliando-se especificamente o desenvolvimento cognitivo e psicossocial e por último, o sensorial. Como resultados alcançados, a maioria das crianças apresentou teste compatível com desenvolvimento normal para pessoal-social (94,7%), cognitivo (86,7%) e sensorial, em que todas as capacidades sensoriais apresentaram em média mais de 90% dos testes realizados com êxito em cada cidade com exceção do paladar e olfato, pois muitos testes não foram possíveis serem testados. Conclui-se que, a maioria das crianças apresentou desenvolvimento normal, em todos os domínios avaliados e estes resultados não diferiram significantemente entre as cidades avaliadas. No entanto, algumas se encaixavam na zona de risco, o que remete à necessidade de uma maior atenção nos cuidados com o desenvolvimento.
Description: AQUINO, Maria do Socorro Távora. Educação em saúde na atenção à pessoa com hipertensão arterial: uma revisão integrativa. 2018. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3954
Appears in Collections:Artigo - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO TÁVORA DE AQUINO TCC artigo.pdf2018_mdostdeaquino.pdf568,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.