Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3977
Título: Caracterização e associação entre aspectos sociodemográficos e econômicos, hábitos alimentares e estilo de vida de acadêmicos brasileiros e estrangeiros de uma universidade brasileira de cunho internacional
Autor(es): Silva, N'ghalna
Data do documento: 22-Ago-2019
Citação: SILVA, N"G. (2019)
Resumo: Indivíduos que ingressam na Universidade, especialmente estrangeiros, por alteração de fatores associados ao modo de vida, tornam-se vulneráveis a mudanças de estado de saúde. O estudo objetivou caracterizar e associar os aspectos sociodemográficos e econômicos, hábitos alimentares e estilo de vida de acadêmicos brasileiros e internacionais de uma universidade brasileira de cunho internacional, em diferentes semestres do curso de graduação. Trata-se de estudo exploratório, descritivo e de abordagem mista, conduzido com acadêmicos cursando o incício, meio e fim de sua graduação. Após consentimento, os participantes responderam um questionário e os dados foram analisados. Dos 167 participantes, 53,29% eram do sexo feminino e 53,07% possuíam renda familiar de até um salário mínimo. Do total de acadêmicos, 17,96%, 11,98% e 5,99% consumiam bolacha doce, bolacha recheada e sobremesa uma vez por mês, respectivamente. Dos estudantes, 4,79% e 7,19% ingeriam café e suco de frutas com açúcar diariamente, respectivamente. Houve relação significativa entre ser estrangeiro e consumir sobremesa e chocolate pelo menos 3 vezes por semana, assim como ser brasileiro e consumir chiclete e bala/pirulito em uma frequência inferior a 3 vezes por semana. Conclui-se que, em geral, os acadêmicos brasileiros e internacionais, apesar da baixa frequência de consumo de alimentos cariogênicos, tendem a ingerir bebidas açucaradas, além do que, seu estilo de vida parece inadequado. Seus aspectos sociodemográficos e econômicos se relacionam ao consumo e a frequência de alimentos cariogênicos, assim como suas condições sociodemográficas se associam ao estilo de vida.
Descrição: SILVA, N'Ghalna da. Caracterização e associação entre aspectos sociodemográficos e econômicos, hábitos alimentares e estilo de vida de acadêmicos brasileiros e estrangeiros de uma universidade brasileira de cunho internacional. 2019. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3977
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
N´ghalna Da Silva TCC Artigo.pdf2019_art_ndasilva.pdf370,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.