Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3979
Título: Caracterização e associação entre aspectos socioeconômicos e conhecimento, hábitos e comportamentos em saúde bucal de estudantes de uma universidade internacional
Autor(es): Mussane, Rolanda Domingos
Palavras-chave: Saúde bucal
higiene bucal
Estudantes
Data do documento: 11-Abr-2019
Citação: MUSSANE, R. D. (2019)
Resumo: O estudo objetivou caracterizar e associar aspectos socioeconômicos e o conhecimento, hábitos e comportamentos em saúde bucal de acadêmicos brasileiros e internacionais de uma universidade brasileira de cunho internacional. O estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa foi conduzido com acadêmicos brasileiros e internacionais de uma universidade de caráter internacional. Após assinatura do TCLE, os participantes responderam a um questionário abordando os seguintes pontos: - aspectos demográficos, sociais e econômicos; - auto avaliação da higiene oral; - conhecimento das patologias que acometem a cavidade oral; - hábitos de higiene bucal; - conhecimento e uso de meios auxiliares de higiene oral; - comportamentos em saúde bucal (representados pela frequência de substituição da escova dentária e local de acondicionamento; busca por atendimento odontológico e acompanhamento pelo cirurgião-dentista). Os dados foram devidamente analisados por meio do programa Epi info versão 7.2. Participaram da pesquisa 167 acadêmicos brasileiros e internacionais, dos quais 53,3% eram do sexo feminino e 53,1% possuíam renda familiar de até um salário mínimo. Do total de participantes, 58,0% desconheciam as patologias orais, 77,8% utilizavam escova dentária, dentifrício, fio dental e enxaguatório bucal, 86,7% já haviam buscado atendimento odontológico e 57,1% continuavam com esse tipo de atendimento. Houve uma relação significativa entre ser acadêmico internacional e não usar escova dentária, dentifrício, fio dental e/ou enxaguatório bucal. Observou-se uma associação significativa entre ser acadêmico brasileiro, conhecer e usar o fio dental e realizar a higienização da cavidade oral pelo menos três vezes ao dia. Conclui-se que muitos dos acadêmicos brasileiros e internacionais desconheciam as patologias que acometem a cavidade oral. Dentre as patologias conhecidas, foram citadas aquelas que mais acometem o ser humano. Ainda, seus hábitos de higiene oral e comportamentos em saúde bucal foram, em geral, adequados. As associações envolveram diferentes variáveis dos aspectos socioeconômicos, hábitos e comportamentos em saúde bucal e conhecimentos sobre patologias orais e meios de higiene oral.
Descrição: MUSSANE, Rolanda Domingos. Caracterização e associação entre aspectos socioeconômicos e conhecimento, hábitos e comportamentos em saúde bucal de estudantes de uma universidade internacional. 2019. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3979
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rolanda Domingos Mussane TCC Artigo.pdf2019_art_rdmussane.pdf443,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.