Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3988
Título: Acadêmicos internacionais: hábitos alimentares e de higiene oral antes e após a chegada ao Brasil - uma abordagem qualitativa
Autor(es): Pereira, Zaira ConceiçãoTavares
Palavras-chave: Universidades
Estudantes internacionais
Dieta
Higiene bucal
Comportamento alimentar
Data do documento: 28-Mar-2019
Citação: PEREIRA, Z. C. T. (2019)
Resumo: - Jovens que ingressam na Universidade, especialmente os que cursam graduação no exterior, são mais susceptíveis a alterações de hábitos alimentares e higiene oral. Assim, o estudo objetivou determinar as alterações nos hábitos alimentares e de higiene oral, antes e após a chegada ao Brasil, de acadêmicos estrangeiros, oriundos de países africanos, de uma universidade de cunho internacional. Trata-se de estudo exploratório, descritivo e qualitativo, realizado com acadêmicos internacionais, de uma universidade federal de cunho internacional. Foram incluídos 23 estudantes de distintas nacionalidades. Após aplicação do TCLE, foi preenchido um questionário, contendo perguntas subjetivas. As respostas foram interpretadas pela técnica de análise de conteúdo. No pequeno almoço (café da manhã), em seu país de origem, os estudantes consumiam principalmente pão, além de aguapu e futi. No almoço, além do consumo de arroz, peixe e carne, os participantes relataram a ingestão de molho, caril e funge. Para o jantar, eram consumidos sopa, arroz e cuntchur. Após a chegada ao Brasil, no pequeno almoço, foram introduzidos alimentos, como biscoito, bolacha de água e sal e frutas. No almoço, foram inseridos alimentos, como salada, farofa, feijão e frango. No jantar, foram acrescentados alimentos, como macarrão, churrasco, carne e frango. De uma forma geral, os participantes faziam uso, em seu país de origem, de escova e dentifrício, além do carvão e sal, e escovavam seus dentes 3 vezes ao dia. Após a chegada ao Brasil, seus hábitos de higiene oral foram mantidos. Conclui-se que os hábitos alimentares dos estudantes internacionais, em seu país de origem, refletem as suas práticas culturais. Entretanto, esses hábitos são influenciados pela cultura brasileira. Os meios utilizados e a frequência de higienização da cavidade oral dos acadêmicos internacionais, em seu país de origem, retratam os seus hábitos culturais, não sendo alterados, após a chegada ao Brasil.
Descrição: PEREIRA, Zaira Conceição Tavares. Acadêmicos internacionais: hábitos alimentares e de higiene oral antes e após a chegada ao Brasil - uma abordagem qualitativa. 2019. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3988
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zaira Conceição Tavares Pereira TCC Artigo.pdf2019_zctpereira.pdf300,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.