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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/401
Título: | O ensino de história e a aplicação da lei 10639/03 em uma escola de Acarape |
Autor(es): | Pereira, Virginia Neta Lima |
Palavras-chave: | História (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] Acarape/CE |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | PEREIRA, V. N. L. (2016) |
Resumo: | O estudo ora apresentado resultou de um esforço de investigação que incidiu sobre a implementação da lei 10639-03 com a finalidade de analisar materiais e documentos que apresentem o trabalho pedagógico do professor de história quanto à implementação da lei 10639-03. A preocupação está ligada as diversas discussões e lutas relativas às questões raciais, sabe-se que há muita resistência, muitas escolas não tem interesse e nem se preocupam em desenvolver o estudo da lei e aplicação da historia afro brasileira e Africana em seu contexto escolar. A maioria dos educadores por falta de conhecimento ou inércia em relação à lei acabam por não valorizar e aplicar em suas práticas docente a devida lei. Sendo assim, buscamos na primeira parte do texto analisar os documentos que norteiam o ensino de história, e a aplicação da lei. Na segunda parte de nosso trabalho foi de analisar os dados e compreender porque a lei é negada na instituição. O resultado do trabalho revela que, apesar da lei ter sido instituída a mais de dez anos, a escola ainda não se preocupa com as práticas docentes referente às ações voltada para as politicas raciais. Acredita-se que com esse resultado, muitas mudanças política de igualdade racial se tornem mais fortalecidas e menos desvalorizadas. Espera-se que com os dados coletados possibilitem a ampliação da reflexão acerca da lei nas aulas de história, assim alunos e professores poderão perceber o quanto a Historia Africana e afro brasileira fazem parte da nossa cultura, proporcionando conhecimento, reflexão e discussões acerca da lei 10639/2003, onde os atores envolvidos como a comunidade escolar, refletirão sobre as práticas docentes e entenderão melhor o valor de se trabalhar cultura africana e afro brasileira no contexto escolar. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/401 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
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