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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4019
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Aquino, José Leonardo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T17:18:25Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T17:18:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, J. L. S. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4019 | - |
dc.description | AQUINO, José Leonardo da Silva. O combate ao racismo e a discriminação na educação: por uma história crítica e de vaorização do negro nas escolas (caso de escolas Capitão Antônio Joaquim e João Alves Moreira, no distrito de Vazantes-Aravoiaba-CE. 2017. 33 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto escolar brasileiro, o negro é representado somente como escravo, sem história, valor e sem o conhecimento de seu passado. Não aprendemos que os africanos foram escravizados pelo homem branco. Se durante a trajetória escolar esta pequena reformulação fosse feita no modo de contar a história teria causado um novo olhar em relação ao negro, base fundamental para extinção do racismo construído no passado e ainda fortemente velado no presente. Temos que fazer uma crítica a esta história repassada de maneira totalmente colonizada.Uma das vitrines para vermos na prática o racismo brasileiro infelizmente é no âmbito escolar. Neste espaço o negro não é protagonista na história que se conta tem destaque de maneira totalmente negativa e de inferioridade, pois as crianças e jovens negros carregam apenas um passado vergonhoso e foram conduzidos a negar- se a si próprio, são vítimas de um contexto histórico montado e tentam se encaixar em uma construção social onde eles não são protagonistas nem valorizados, pois estão em último lugar na hierarquia social brasileira.A lei 10639/03 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é uma grande conquista do movimento negro no Brasil, que propõe novas diretrizes para o currículo escolar a inclusão do ensino da história e da cultura do afro brasileira, com o intuito de mostrar a importância dos africanos e afrobrasileiros na construção social do Brasil. Para quebrar com um contexto histórico onde o afro brasileiro sempre foi inferiorizado, estigmatizado e totalmente negligenciado pelo estado brasileiro. Infelizmente em pleno século XXI os afro-brasileiros são vítimas de preconceito e discriminação pelo simples fato de descendência, reflexos de uma história descontextualizada e eurocêntrica que durantes muitos anos foi ensinado nas escolas brasileiras. A lei 10.639/03 vem trazer para educação uma retratação histórica com os africanos que foram tão importantes e determinantes na construção da identidade nacional do povo brasileiro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Preconceito racial | pt_BR |
dc.subject | História da África - escolas | pt_BR |
dc.title | O combate ao racismo e a discriminação na educação: por uma história crítica e de vaorização do negro nas escolas (caso de escolas Capitão Antônio Joaquim e João Alves Moreira, no distrito de Vazantes-Aravoiaba-CE | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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