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dc.contributor.authorSouza, Janaina da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-08T19:37:35Z-
dc.date.available2023-11-08T19:37:35Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.citationSOUZA, J. S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4031-
dc.descriptionSOUZA, Janaina da Silva. A contribuição da capoeira na formação educacional de crianças e adolescentes na cidade de Mulungu-CE. 2018. 21 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO projeto de pesquisa em questão, cujo tema é “A contribuição da capoeira na formação educacional de crianças e adolescentes na cidade de Mulungu”, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da prática e do ensino da capoeira para a vida educacional das crianças e dos adolescentes que residem na cidade de Mulungu, região serrana do Ceará. Para tanto, iremos tomar como interlocutores privilegiados os sujeitos que fazem parte do universo relacional do grupo de capoeira Arte e Movimento, localizado no maciço de Baturité, também na cidade de Mulungu. Neste sentido, o campo de pesquisa, de maneira mais específica, se localiza nos espaços de realizações das aulas ordinárias do referido grupo, bem como igualmente contempla os espaços públicos de apresentação do mesmo. Importante para este projeto, ainda, é destacar que em meados do ano 1995 é que a capoeira passa ser presente na cidade de Mulungu. O responsável por esta inserção é o Mestre Márcio (um dos principais interlocutores da pesquisa a ser fundamentada por este projeto), que a conheceu por intermédio de um primo, já praticante, residente em uma das próximas à Mulungu. Neste trabalho inscrito nas margens da cidade, o objetivo principal era o de “retirar” crianças da ociosidade, procurando chamar atenção dos governantes do município para a necessidade de desenvolver trabalhos e políticas para estes sujeitos. Sob esta perspectiva, nota-se que o grupo Libertação tinha como intenção primordial desenvolver a educação entre crianças e jovens por meio da prática da capoeira, oportunizando espaços e experiências de convívio no sentido de buscar evitar que tais jovens e crianças continuassem na “ociosidade”, como o próprio Mestre Márcio relatou. É válido pontuar que o número de participantes era em torno de crianças/adolescentes, reunidos em um galpão, onde se realizavam as aulas periodicamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectMulungu - CEpt_BR
dc.subjectTrabalho socialpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleA contribuição da capoeira na formação educacional de crianças e adolescentes na cidade de Mulungu-CEpt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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