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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Wango, Loias Sara Bernardo | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T14:59:38Z | - |
dc.date.available | 2023-11-09T14:59:38Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-10 | - |
dc.identifier.citation | WANGO, L. S. B. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4033 | - |
dc.description | WANGO, Loias Sara Bernardo. Cooperação Educacional entre Angola e Brasil: Mobilidade Acadêmica Internacional, Integração e Interiorização dos Estudantes Angolanos da Unilab. 2017. 103f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os acordos de cooperação educacional em vigor entre Angola-Brasil, suas políticas e objetivos que possam beneficiar os dois lados do Atlântico. A cooperação ao nível do ensino superior tem assumido particular importância, no nível da formação superior realizada no exterior, através desses acordos de cooperação estabelecidos entre Angola e Brasil, que se decide o envio de estudantes. A internacionalização do ensino superior foi usada como mecanismo para a mobilidade acadêmica, pois ela surge em 1945 como uma necessidade para reconstruir os países destruídos pela 2ª Guerra Mundial, oferecendo assistência técnica para o desenvolvimento, com bases em acordos científicos e culturais, bolsas de capacitação e mobilidade estudantil. Construímos a abordagem com base nos programas de bolsas de estudos para estudantes africanos e angolanos em particular, programas como o PEC-G e PEC-PG e entre outros. Dentro desse contexto visamos analisar também a mobilidade de estudantes angolanos para a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a integração e internacionalização do ensino superior nos dois países. E as ações do governo angolano sobre as mobilidades dos estudantes angolanos. Foi usada como metodologia a pesquisa quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (explorar, analisar e descrever). Conclui-se que a educação deve ser prioridade em qualquer sociedade, pois ela diminui a pobreza e acelera o desenvolvimento, mais para tal, devem se firmar novos acordos voltados para essa área. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade acadêmica internacional | pt_BR |
dc.subject | Cooperação Angola-Brasil | pt_BR |
dc.title | Cooperação Educacional entre Angola e Brasil: Mobilidade Acadêmica Internacional, Integração e Interiorização dos Estudantes Angolanos da Unilab | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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