Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWango, Loias Sara Bernardo-
dc.date.accessioned2023-11-09T14:59:38Z-
dc.date.available2023-11-09T14:59:38Z-
dc.date.issued2017-08-10-
dc.identifier.citationWANGO, L. S. B. (2017)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4033-
dc.descriptionWANGO, Loias Sara Bernardo. Cooperação Educacional entre Angola e Brasil: Mobilidade Acadêmica Internacional, Integração e Interiorização dos Estudantes Angolanos da Unilab. 2017. 103f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar os acordos de cooperação educacional em vigor entre Angola-Brasil, suas políticas e objetivos que possam beneficiar os dois lados do Atlântico. A cooperação ao nível do ensino superior tem assumido particular importância, no nível da formação superior realizada no exterior, através desses acordos de cooperação estabelecidos entre Angola e Brasil, que se decide o envio de estudantes. A internacionalização do ensino superior foi usada como mecanismo para a mobilidade acadêmica, pois ela surge em 1945 como uma necessidade para reconstruir os países destruídos pela 2ª Guerra Mundial, oferecendo assistência técnica para o desenvolvimento, com bases em acordos científicos e culturais, bolsas de capacitação e mobilidade estudantil. Construímos a abordagem com base nos programas de bolsas de estudos para estudantes africanos e angolanos em particular, programas como o PEC-G e PEC-PG e entre outros. Dentro desse contexto visamos analisar também a mobilidade de estudantes angolanos para a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a integração e internacionalização do ensino superior nos dois países. E as ações do governo angolano sobre as mobilidades dos estudantes angolanos. Foi usada como metodologia a pesquisa quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (explorar, analisar e descrever). Conclui-se que a educação deve ser prioridade em qualquer sociedade, pois ela diminui a pobreza e acelera o desenvolvimento, mais para tal, devem se firmar novos acordos voltados para essa área.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMobilidade acadêmica internacionalpt_BR
dc.subjectCooperação Angola-Brasilpt_BR
dc.titleCooperação Educacional entre Angola e Brasil: Mobilidade Acadêmica Internacional, Integração e Interiorização dos Estudantes Angolanos da Unilabpt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SARA FORMATADO 1.pdf2017_pp_lsbwango.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.