Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/403
Title: Relações étnico-raciais em escolas públicas de Barreira-CE
Authors: Peixoto, Maria Salete Gonzaga
Keywords: Relações étnico-raciais
Barreira - CE - Educação
Escola - discriminação racial
Issue Date: 2016
Citation: PEIXOTO, M. S. G. (2016)
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo compreender como professoras das escolas públicas do município de Barreira-CE lidam com as diferenças étnico-raciais e as práticas do racismo no ambiente escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, busca identificar e analisar as atitudes preconceituosas e racistas no ambiente escolar, discorrendo a cerca de comportamentos da comunidade diante de situações racistas no ambiente de trabalho das profissionais entrevistadas. Para tanto, irei debater as questões referente ao tema existente nas escolas públicas do município, analisando as diversas causas de constrangimentos sofridos pelos professores negros, as atitudes preconceituosas e racistas praticadas no ambiente escolar, bem como os desafios para a efetivação da igualdade étnico-racial, e de lidar com o preconceito racial no mercado de trabalho, com as lutas e reivindicações da população negra brasileira. A Constituição valoriza incontestavelmente a questão da diversidade, levantando assim vários questionamentos referentes à identidade da nação brasileira, comandada por até os dias atuais. De acordo com o estudo realizado, neste trabalho, e as referencias realizadas pelos autores do mesmo, pude concluir que as relações étnicos-raciais têm como finalidade ajudar a inserir o afro descendente no ambiente escolar, sem discriminação.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/403
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Salete Gonzaga Peixoto.pdf528,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.