Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Leticia Viana de-
dc.date.accessioned2023-11-10T17:57:37Z-
dc.date.available2023-11-10T17:57:37Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.citationCASTRO, L. V. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4050-
dc.descriptionCASTRO, Leticia Viana de. Epistemicídio feminino: reflexos na construção de identidade das mulheres em sua formação universitária. 2018. 22 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractSerá desenvolvida nesta pesquisa, primeiramente, uma análise histórica mostrando o epistemicídio que, segundo SANTOS (2010), “seria o assassinato do conhecimento de alguém”. A hipótese é de que essa violência afeta, ainda hoje, o acesso das mulheres a conhecimentos produzidos por outras mulheres devido a práticas naturalizadas de seleção de saberes na formação universitária. O uso das narrativas de acadêmicas, nesta pesquisa, não se refere somente a ser um instrumento de coleta de dados, mas busca dar importância a história dessas mulheres, empoderando-as. Há uma consciente escolha de enaltecer suas narrativas. Conversar com essas mulheres também terá o propósito de mostrá-las da importância delas se sentirem confortáveis no espaço que estão ocupando para que não haja a exclusão de si no espaço de formação e convivência. Potencializando a necessidade da construção de uma identidade e de luta por espaços de poder. Bem como, a de ter o conhecimento de todas as faces do ser mulher e saber se posicionar diante de situações e opiniões. Também, tendo o intuito de fazer visível várias intelectuais que serão utilizadas nesse trabalho. A contribuição dessa pesquisa ruma no sentido de fazer com que as mulheres universitárias de quaisquer que sejam as áreas busquem outras intelectuais. E, se não tiver, que se tornem essa referência de epistemes, embora essa pesquisa seja voltada para as ciências humanas. Portanto, essa pesquisa vai tentar trazer a compreensão de como se reproduz o epistemicídio feminino na formação universitária e quala influência desses acontecimentos na construção das identidades femininas. Por outro lado, também identificar como o acesso a literatura feminina na formação contribui no fortalecimento de mulheres universitárias como produtoras de conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMulheres universitáriaspt_BR
dc.subjectLiteratura femininapt_BR
dc.subjectMulheres - Identidadept_BR
dc.subjectMulheres - Conhecimentopt_BR
dc.titleEpistemicídio feminino: reflexos na construção de identidade das mulheres em sua formação universitáriapt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETICIA VIANA DE CASTRO TCC.pdf2018_pp_lvdecastro.pdf301,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.