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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4109
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Liane Santos do | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T17:38:41Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T17:38:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, L. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4109 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Liane Santos do. Prática pedagógica escolar e enfrentamento das desigualdades. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa objetiva analisar como as práticas pedagógicas escolares têm contribuído para a aprendizagem e permanência de crianças que vivem em contexto de desigualdades na comunidade Roseira e Porto de Brotas. O referencial teórico apoia-se na importância da educação como um dos importantes caminhos para enfrentamento das desigualdades presentes em São Francisco do Conde - BA. A pesquisa torna-se relevante, pois não há estudos no município, que tratam do tema das desigualdades e de como estas podem interferir na aprendizagem das(os) estudantes. Metodologicamente, realizou-se um estudo de campo com inspiração etnográfica na escola da comunidade Roseira e Porto de Brotas, por meio de visitas e observações; análise de documentos e entrevistas semiestruturadas sobre os desafios enfrentados pela gestão escolar na condução de todo processo educativo. A pesquisa demonstrou que a unidade pesquisada é formada basicamente por estudantes negras e negros, que na sua maioria são filhas(os), netas(os) de pescadores, marisqueiras e agricultores, e que possuem uma forte ligação com o território onde vivem, mas a educação que lhes é ofertada ainda não contempla suas especificidades, sendo necessário assim, a construção de um currículo específico que contemple essa realidade. Através dos diálogos com a gestão escolar, percebeu-se a necessidade de formação continuada para fortalecer as práticas pedagógicas desenvolvidas pela unidade, principalmente no que se refere a importância da efetivação e implementação da Lei 10.639/ 03, nos espaços escolares do município. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades regionais - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.title | Prática pedagógica escolar e enfrentamento das desigualdades | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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