Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/411
Título: Caracterização de polpas de frutas congeladas produzidas no Maciço de Baturité
Autor(es): Bomfim, Ananda Bezerra
Palavras-chave: Polpa de fruta
PIQ
Caracterização físico-química
Maciço de Baturité
Data do documento: 2016
Citação: BOMFIM, A. B. (2016)
Resumo: Avaliou-se a qualidade físico-química de polpas de frutas congeladas produzidas na Região do Maciço de Baturité, verificando sua adequação às normas que regulamentam o Padrão de Identidade e qualidade (PIQ’s) para cada polpa de fruta. As polpas de frutas avaliadas foram goiaba, maracujá, cajá, manga, caju e acerola, adquiridas em mini fábricas locais. As análises realizadas foram: pH, sólidos solúveis totais (SST), acidez total titulável (ATT) e Vitamina C total. A análise de SST demonstrou que as polpas de goiaba, maracujá, cajá e acerola se encontram abaixo das normas do PIQ. Quanto a ATT nas polpas de goiaba, caju e manga foi de 0.55%, 0.45% e 0.91% respectivamente, estando de acordo com a legislação. Os valores de pH nas polpas de goiaba (3.54), maracujá (2.89), cajá (2.85), caju (3.57) e acerola (3.20) também estão de acordo com a legislação. A Vitamina C encontrada nas polpas de caju e acerola foi de 165.63, e 1021.42 mg/100g respectivamente, estando de acordo com as normas vigentes. No geral, o não atendimento de algumas polpas ao PIQ, podem ser minimizados por meio de padronização das matérias primas e dos processos utilizados, bem como da adoção de Boas Práticas de Fabricação nas unidades produtoras.
Descrição: BOMFIM, Ananda Bezerra. Caracterização de polpas de frutas congeladas produzidas no maciço de Baturité. 2016. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/411
Aparece nas coleções:Monografia - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ananda Bezerra Bomfim.pdf618,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.