Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/413
Título: Os agentes de mercado de produtos hortícolas orgânicos em Fortaleza - CE
Autor(es): Guimarães, Antonia Natalia Silva
Palavras-chave: Agricultura orgânica
Produtos hortícolas orgânicos
Fortaleza/CE
Agroecologia
Data do documento: Out-2016
Citação: GUIMARÃES, A. N. S. (2016)
Resumo: A agricultura de base ecológica ou alternativa surge com o intuito de beneficiar o meio ambiente e produzir alimentos mais saudáveis. Como exemplo desse tipo de agricultura, tem-se a agricultura orgânica. O consumo de produtos orgânicos é uma preocupação por parte dos consumidores mais conscientes em relação à natureza e a saúde. Isso tem aumentado a demanda por produtos orgânicos. Como facilitadores da distribuição desses produtos, identifica-se a participação dos agentes de mercado. Nesse contexto, objetivase com este trabalho estudar os agentes de mercado dos produtos hortícolas orgânicos no município de Fortaleza, Ceará, identificando-os e mapeando-os, no sentido de contribuir para as políticas voltadas para o mercado de produtos orgânicos. Para isso foi realizada uma pesquisa quantitativa e o método utilizado foi o levantamento ou Survey, onde foi aplicado um questionário administrado, para levantamento de dados dos agentes de mercado. Para análise dos resultados foi usada à estatística descritiva, com destaque para tabelas com frequência relativa e absoluta. Foram identificados dezessete agentes de mercado de produtos hortícolas orgânicos atuantes em Fortaleza e uma distribuidora na região metropolitana. Deste total de agentes, nove são caracterizados como produtores/vendedores, quatro supermercados e cinco são varejistas. Dentre os produtores, sete participam da feira que ocorre no Mercado dos Pinhões, um vende seus produtos na feira agroecológica do Benfica e a distribuidora, disponibiliza os produtos para lojas especializadas e supermercados de Fortaleza. Três dos varejistas são também produtores e vendem seus próprios produtos, os outros dois varejistas e os supermercados adquirem seus produtos de sítios e fornecedores certificados. Conclui-se com esse trabalho que a cidade de Fortaleza dispõe de um pequeno número de agentes de mercado de produtos hortícolas orgânicos para atender a demanda destes produtos pela população fortalezense e que estes estão mais concentrados na área representada pela Regional II da capital cearense.
Descrição: GUIMARÃES, Antonia Natalia Silva. Os agentes de mercado de produtos hortícolas orgânicos em Fortaleza-CE. 2016. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/413
Aparece nas coleções:Monografia - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia Natalia Silva Guimarães.pdf705,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.