Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/415
Título : Efeitos da salinidade e da fertilização orgânica no desenvolvimento e produtividade do feijão caupi
Autor : Pereira, Ednângelo Duarte
Palabras clave : Feijão - Caupi - Produtividade
Feijão - Caupi - Fertilização
Biofertilizante
UNILAB - Fazenda experimental
Feijão - Cultivo
Fecha de publicación : 2016
Citación : PEREIRA, E. D. (2016)
Resumen : O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas do feijão-caupi (Vigna Unguicullata L. Walp) produzido sob efeito de diferentes níveis de água salinizada e doses de biofertilizante misto. Para isso realizou-se este experimento em uma área da Fazenda Experimental da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada no Sítio Piroás, município de Redenção, Ceará, no Maciço de Baturité, no período de maio a agosto de 2016, com a cultivar de feijão-caupi “Canapu”. O experimento obedeceu ao delineamento em blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas consistiram na aplicação de água com 5 diferentes teores de sais, 0,4; 1,4, 2,4, 3,4 e 4,4 dS m-1, respectivamente, e as subparcelas foram constituídas por três doses de biofertilizante misto equivalentes a 0, 400 e 800 mL planta-1semana-1, sendo parceladas e aplicadas duas vezes por semana, por fertilização manual, de acordo com os tratamentos, durante 93 dias. Cada subparcela foi constituída de duas plantas, sendo 30 unidades experimentais em cada bloco, totalizando 120 plantas. Para realização da irrigação foi utilizado um sistema de irrigação localizada por gotejamento. As irrigações foram feitas em um turno de rega de dois dias, sendo a quantidade de água aplicada calculada com base na evaporação do tanque classe A. O biofertilizante foi preparado em sistema aeróbico, utilizando esterco bovino fresco, esterco de ave, cinza e água. Os estercos foram diluídos em água na proporção de 1:2 de estercos + cinza e água. Foram analisadas as características de crescimento, os componentes produtivos e as características climáticas do local. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância pelo teste F e feito análise de regressão. Os dados demonstraram que o aumento do teor salino das águas de irrigação prejudica o crescimento em número de folhas, diâmetro do caule, matéria fresca e seca da parte aérea e da raiz e no peso médio dos grãos das plantas de feijão-caupi, porém foi observada uma tendência de efeito atenuador do biofertilizante nos mais altos níveis de salinidade.
Descripción : PEREIRA, Ednângelo Duarte. Efeitos da salinidade e da fertilização orgânicas no desenvolvimento e produtividade do feijão caupi. 2016. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/415
Aparece en las colecciones: Monografia - Agronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ednângelo Duarte Pereira.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.