Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/416
Título: Feira de orgânicos do mercado dos pinhões em Fortaleza
Título(s) alternativo(s): da origem dos produtos a sua comercialização
Autor(es): Silva, Francisco Erlon Ferreira da
Palavras-chave: Agricultura orgânica
Produção orgânica
Consumidores de produtos orgânicos
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, F. E. F. (2016)
Resumo: A pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento e um diagnóstico da cadeia de produção orgânica, destacando as características pessoais, técnicas e econômicas relevantes de todos os produtores de agricultura orgânica e as características dos consumidores que frequentam o mercado dos Pinhões localizado em Fortaleza -Ce. Para isso foram realizados levantamentos dos produtos que são ofertados, suas origens e processos de comercialização; verificou-se quais os produtos certificados com selo de certificação devidamente auditados e investigou-se o comportamento do consumidor quanto ao consumo de orgânicos. Esse levantamento foi feito na Feira de Orgânicos promovida pela Associação para Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica - ADAO. Perguntouse aos produtores sobre suas unidades de produção (Quem produz? O que produz? Capacitação, certificação e comercialização), realizando-se um diagnóstico do que é produzido no sistema orgânico dos produtos oferecidos no mercado. Avaliou-se também o perfil do consumidor com dados referentes ao nível de escolaridade; faixa etária; gênero; e faixa da renda familiar. Características de compra de produtos: frequência de compra de produtos orgânicos; fator motivacional para compra de alimentos orgânicos; disposição em pagar preços superiores; valor gasto/mês em produtos orgânicos; e fatores que dificultam o consumo de alimentos orgânicos. O estudo além de atender aos objetivos propostos, contribuiu para uma melhor compreensão da realidade da produção orgânica, percebeu-se uma força de vontade muito grande por parte dos agricultores em continuar nessa luta árdua de continuar produzindo organicamente visando principalmente os fatores da saúde, consciência social e ambiental dos consumidores e obter uma melhor qualidade de vida tanto pessoal quanto ambiental. Quanto ao consumo dos produtos orgânicos comercializados no local. Constatou-se que os consumidores se propõem em/a pagar valores mais altos para consumir alimentos orgânicos quando comparados aos produtos tradicionais, contudo mesmo que estes tenham o interesse em consumir os produtos orgânicos, relatam que existem alguns entraves que dificultam o consumo de orgânicos, entre eles está a oferta e variedades de produtos e a localização da feira, além de um modo geral os pontos de vendas que são poucos e a divulgação sobre a importância do consumo dos orgânicos.
Descrição: SILVA, Francisco Erlon Ferreira da. Feira de orgânicos do mercado dos pinhões em Fortaleza: da origem dos produtos a sua comercialização. 2016. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/416
Aparece nas coleções:Monografia - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Erlon Ferreira da Silva.pdf487,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.