Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Maria Eduarda da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-08T13:50:42Z-
dc.date.available2024-02-08T13:50:42Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationCUNHA, M. E. S. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4180-
dc.descriptionCUNHA, Maria Eduarda da Silva. Museu Senzala Negro Liberto: entre a narrativa museal e a representação do escravizado no ensino de história. 2019. 26 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho denominado “Museu Senzala Negro Liberto: Entre a Narrativa Museal e a Representação do Escravizado no Ensino de História” tem como objetivo analisar a relação entre o discurso do Museu Senzala Negro Liberto no município de Redenção, Ceará e a representação do escravizado no ensino escolar, para compreender a sua influência na formação da consciência histórica dos estudantes que o visitam. Para tanto, o que se propõe é investigar a maneira como o professor de história prepara a turma antes de levá-la ao museu, o texto de apoio trabalhado em sala de aula, bem como as intervenções que o professor faz durante a visita, o papel do guia do museu, sua interação com os estudantes, a reação dos mesmos, e as formas como o museu se torna uma ferramenta pedagógica após o contato dos estudantes com sua narrativa. As metodologias utilizadas serão: a análise documental do material selecionado/produzido pelo professor para preparar a visita ao museu, a observação da visita e a formação de grupos focais com professores e estudantes do Ensino Fundamental II. Nesse sentido, esse trabalho se torna bastante importante para que se olhe com criticidade a aplicação da temática escravidão no Ensino de História, a fim de que ela possa contribuir com o combate ao racismo durante a formação escolar dos sujeitos que utilizam o museu na implementação da Lei 10.639/03.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectRedenção - CEpt_BR
dc.titleMuseu Senzala Negro Liberto: entre a narrativa museal e a representação do escravizado no ensino de históriapt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EDUARDA DA SILVA CUNHA_PP_BHU.pdf2019_pp_medascunha.pdf679,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.