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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cunha, Maria Eduarda da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T13:50:42Z | - |
dc.date.available | 2024-02-08T13:50:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-29 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, M. E. S. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4180 | - |
dc.description | CUNHA, Maria Eduarda da Silva. Museu Senzala Negro Liberto: entre a narrativa museal e a representação do escravizado no ensino de história. 2019. 26 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho denominado “Museu Senzala Negro Liberto: Entre a Narrativa Museal e a Representação do Escravizado no Ensino de História” tem como objetivo analisar a relação entre o discurso do Museu Senzala Negro Liberto no município de Redenção, Ceará e a representação do escravizado no ensino escolar, para compreender a sua influência na formação da consciência histórica dos estudantes que o visitam. Para tanto, o que se propõe é investigar a maneira como o professor de história prepara a turma antes de levá-la ao museu, o texto de apoio trabalhado em sala de aula, bem como as intervenções que o professor faz durante a visita, o papel do guia do museu, sua interação com os estudantes, a reação dos mesmos, e as formas como o museu se torna uma ferramenta pedagógica após o contato dos estudantes com sua narrativa. As metodologias utilizadas serão: a análise documental do material selecionado/produzido pelo professor para preparar a visita ao museu, a observação da visita e a formação de grupos focais com professores e estudantes do Ensino Fundamental II. Nesse sentido, esse trabalho se torna bastante importante para que se olhe com criticidade a aplicação da temática escravidão no Ensino de História, a fim de que ela possa contribuir com o combate ao racismo durante a formação escolar dos sujeitos que utilizam o museu na implementação da Lei 10.639/03. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Escravidão | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Redenção - CE | pt_BR |
dc.title | Museu Senzala Negro Liberto: entre a narrativa museal e a representação do escravizado no ensino de história | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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