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Título: Política pública educacional em Aracoiaba-CE: uma análise do projeto de nucleação das escolas municipais
Autor(es): Lopes, Antonio Stênio de Lima
Data do documento: 31-Jan-2020
Citação: LOPES, A. S. L. (2020)
Resumo: Esta pesquisa visa analisar o Projeto de Nucleação como uma Política Pública Educacional, por mio de um estudo de caso na Secretaria Municipal da Educação, pertencente ao município de Aracoiaba–CE. Assim sendo, foi utilizada uma metodologia exploratória-descritiva, com análise quali-quantitativa. Para a fase qualitativa foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os conceitos de gestão de política pública educacional, como também, sobre o projeto em si e documentos da Secretaria Municipal da Educação, que apontam como ocorreu a implementação do projeto no município. E para a análise quantitativa realizou-se uma coleta de dados secundários mediante site oficial do Governo, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, onde obteve-se os resultados alcançados pelo município antes e após a implantação do Projeto de Nucleação, seguindo com comparações dos resultados obtidos, uma vez que estes dados são ferramentas de avaliação do Governo. Por meio dos dados coletados pôde-se observar um maior investimento na estrutura das escolas núcleos e uma otimização dos recursos educacionais. Referente aos dados coletados e analisados sobre o IDEB, foi possível inferir que o município conseguiu superar todos os índices projetos pelo Governo, alcançando no período analisado uma média de crescimento de 0,90 para a 4a Série/5o Ano e 0,50 para a 8a Série/9o Ano do Ensino Fundamental. Concluindo assim que o Projeto de Nucleação se apresentou como uma política pública educacional eficiente para o desenvolvimento da educação do município estudado.
Descrição: LOPES, A. S. de Lima. Política pública educacional em Aracoiaba-CE: uma análise do projeto de nucleação das escolas municipais. 2020.32f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4196
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