Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4209
Título: Cooperação Unilab e CPLP: diagnóstico de ações de integração internacional para a consolidação da missão institucional
Autor(es): Nunes, Helmer
Palavras-chave: Cooperação Internacional
Cooperação Sul-Sul
Ensino Superior
Data do documento: 29-Jan-2020
Citação: NUNES, H. (2020)
Resumo: O objetivo do estudo é pesquisar as ações desenvolvidas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, visando à cooperação internacional com os países parceiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Para sua estruturação, elaboraram-se quatro objetivos específicos, sendo o primeiro, identificar e tipificar os convênios celebrados entre a UNILAB e instituições dos países parceiros; o segundo conhecer as ações desenvolvidas e programadas para reforçar a cooperação internacional com os países parceiros; o terceiro é identificar os principais resultados obtidos na sequência das relações da Instituição com organizações dos países parceiros, e o quarto, propor eventuais ações no contorno de relações internacionais que através da cooperação internacional possam proporcionar o desenvolvimento dos países parceiros. Em resposta aos objetivos, disponibilizou-se uma revisão da literatura sobre a cooperação Internacional para o desenvolvimento, cooperação sul-sul, Brasil e CPLP a integração e internacionalização, e o projeto UNILAB. Apresentou-se ainda uma síntese das concepções de alguns dos principais autores sobre as questões teóricas com olhar crivo atinentes ao processo de cooperação internacional Norte- Sul e Sul-Sul. Para o efeito, realizou- se então, uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória um estudo de caso sobre a UNILAB na qual permite que os investigadores foquem em um caso e retenham uma perspectiva holística e do mundo real. Foram feitas análises dos documentos internos da universidade e entrevistas semiestruturadas dirigidas aos diretores dos Institutos, Pró-reitor/a de Relações Institucionais e Coordenador/a da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior em observância da técnica de análise de conteúdo. Verificou-se que a UNILAB apesar de ser uma instituição do ensino superior de cooperação e integração internacional, não tem uma estratégia definida de internacionalização, embora existem algumas ações incipientes na prática é difícil sinalizar algo. Ademais, percebeu-se que há diferente interpretação dos entrevistados sobre o que seria de fato uma internacionalização. Sendo uma instituição marcadamente internacional, a sua estratégia incipiente no quantitativo de corpo discente era de 50% para estudantes nacionais e 50% para estudantes internacionais, todavia, os estudantes brasileiros respondem com um total 85,10% e os estudantes internacionais, apenas com 14,90%, os 33 convênios assinados de 2010 a 2019, apenas nove está com status vigente, fato que merece a preocupação no que concerne à continuidade e afirmação da universidade enquanto instituição que emana de cooperação técnica internacional com viés Sul-Sul e com os países parceiros da CPLP.
Descrição: NUNES, Helmer. Cooperação Unilab e CPLP: Diagnóstico De Ações De Integração Internacional para Consolidação da Missão Institucional. 2020. 88f. Monografia - Curso de Administração Pública - Semestral, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4209
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELMER NUNES Tcc.pdf2020_mono_hnunes.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.