Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4211
Título: Análise de aplicabilidade do modelo gerencial na Administração Pública do Município de Arartuba-CE
Autor(es): Viana, Israel Vital
Palavras-chave: Administração pública
Gerencialismo
reforma do Estado
Gestão Municipal
Data do documento: 6-Jun-2020
Citação: VIANA, I. V. (2020)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar a se o município de Aratuba – CE tem adotado de algum modo o modelo gerencial na administração pública municipal, utilizando como parâmetro os indicadores do índice de administração pública gerencial desenvolvido por Freitas Jr. (2009). Considerando que se transcorreram mais de 15 anos da última reforma do Estado. Analisou-se a literatura acerca do assunto desde o modelo ao atual modelo gerencial. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa descritiva com estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de informações um modelo de entrevista estruturado aplicado a gestores municipais, afim de perceber a percepção dos mesmos acerca do modelo administrativo do município, analisando as características da gestão municipal nos anos de 2018 e 2019. Os resultados alcançados possibilitaram inferir que há uma adoção parcial do modelo gerencial considerando os indicadores analisados, sendo que alguns indicadores há uma adoção mais desenvolvida em outros indicadores infere-se uma incapacidade de adoção em função de capacitação de pessoal e mesmo aspecto culturais existentes. Nas considerações finais percebe-se a possibilidade de maiores desdobramentos da pesquisa com uma análise ainda mais aprofundada dos indicadores de modo que possa aumentar a quantidade de entrevistados.
Descrição: VIANA, Israel Vital. Análise de aplicabilidade do modelo gerencial na Administração Pública do Município de Arartuba-CE. 2020.63f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4211
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISRAEL VITAL VIANA Mono.pdf2020_mono_iviana.pdf547 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.