Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4222
Título: Análise do programa dinheiro direto na escola -PDDE em uma escola pública estadual do Ceará
Autor(es): Dias, Nátila Sinezio Freire
Palavras-chave: Educação Básica
Financiamento
PDDE
Data do documento: 6-Fev-2020
Citação: DIAS, N. S. F. (2020)
Resumo: O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) consiste em um instrumento de transferência de recursos do governo federal diretamente às escolas, baseando-se no princípio da descentralização dos recursos federais. O programa tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às unidades de ensino, destinando os recursos financeiros à cobertura de custeio, manutenção e pequenos investimentos, que colaborem para a garantia do funcionamento e melhoria da infraestrutura física e pedagógica nas unidades de ensino. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender o PDDE-Educação Básica e analisar suas implicações no processo de manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica na EEM João Alves Moreira, localizada no distrito de Vazantes, município de Aracoiaba-CE, bem como em sua Extensão de Matrícula, no período 2017 a 2018. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Através da análise dos documentos referentes à utilização dos recursos constatou-se que os repasses do programa são aplicados em consonância com as regulamentações legais, tanto no processo de execução e aquisição de bens materiais e serviços, quanto na aplicação, bem como nas categorias econômicas destinadas. Os recursos aplicados, nesse período, implicaram tanto na elevação do patrimônio da escola, como na manutenção das atividades pedagógicas, com o suprimento das necessidades, por meio da aquisição de materiais necessários ao desenvolvimento das ações.
Descrição: DIAS, N. S. Freire. Análise do programa dinheiro direto na escola -PDDE em uma escola pública estadual do Ceará. 2020. 54f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4222
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NÁTILA SINEZIO FREIRE DIAS Tcc.pdf2020_mono_ndias.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.