Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4222
Título: | Análise do programa dinheiro direto na escola -PDDE em uma escola pública estadual do Ceará |
Autor(es): | Dias, Nátila Sinezio Freire |
Palavras-chave: | Educação Básica Financiamento PDDE |
Data do documento: | 6-Fev-2020 |
Citação: | DIAS, N. S. F. (2020) |
Resumo: | O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) consiste em um instrumento de transferência de recursos do governo federal diretamente às escolas, baseando-se no princípio da descentralização dos recursos federais. O programa tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às unidades de ensino, destinando os recursos financeiros à cobertura de custeio, manutenção e pequenos investimentos, que colaborem para a garantia do funcionamento e melhoria da infraestrutura física e pedagógica nas unidades de ensino. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender o PDDE-Educação Básica e analisar suas implicações no processo de manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica na EEM João Alves Moreira, localizada no distrito de Vazantes, município de Aracoiaba-CE, bem como em sua Extensão de Matrícula, no período 2017 a 2018. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Através da análise dos documentos referentes à utilização dos recursos constatou-se que os repasses do programa são aplicados em consonância com as regulamentações legais, tanto no processo de execução e aquisição de bens materiais e serviços, quanto na aplicação, bem como nas categorias econômicas destinadas. Os recursos aplicados, nesse período, implicaram tanto na elevação do patrimônio da escola, como na manutenção das atividades pedagógicas, com o suprimento das necessidades, por meio da aquisição de materiais necessários ao desenvolvimento das ações. |
Descrição: | DIAS, N. S. Freire. Análise do programa dinheiro direto na escola -PDDE em uma escola pública estadual do Ceará. 2020. 54f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4222 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NÁTILA SINEZIO FREIRE DIAS Tcc.pdf | 2020_mono_ndias.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.