Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4223
Título: Análise do prontuário eletrônico do cidadão do e-SUS AB como estratégia de reestruturação dos sistemas de informação em saúde: o caso do município de Horizonte-CE
Autor(es): Rodrigues, Ravena Moura
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistemas de Informação em Saúde
e-SUS AB.
Prontuário Eletrônico do Cidadão
Data do documento: 20-Out-2020
Citação: RODRIGUES, R. M. (2020)
Resumo: O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), trazem consigo métodos importantes que podem ser utilizados tanto no setor privado quanto no público. No setor público, no que tange à área da saúde, ele se manifesta por meio dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) uma ferramenta que mantem integrado e possibilita o compartilhamento das informações entre os sistemas de forma segura. Na Atenção Básica (AB) são utilizados alguns desses sistemas, entre eles estão o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e o e-SUS AB, no entanto, o presente trabalho terá como foco, apenas o software Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) da estratégia e-SUS AB. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de implementação e a(s) contribuição(ões) do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS AB para a melhoria nos serviços de saúde de Horizonte -CE. Consiste em uma pesquisa descritiva realizada do dia 27 de agosto ao dia 04 de setembro deste mesmo ano, onde usou-se o método qualitativo. Para a coleta dos dados foram utilizadas pesquisas bibliográficas, pesquisa documental e questionário, onde foram questionadas 98 profissionais da saúde que atuam com o sistema e também foi aplicado um questionário individual a coordenadora da AB do município. O estudo constatou que o sistema precisa de algumas mudanças e que a maioria dos profissionais se mostraram descontentes em relação à capacitação que tiveram no início da implementação do PEC. No entanto, ao longo do tempo e de sua utilização, os profissionais afirmaram que o PEC demostrou-se ser uma ferramenta de suma importância para gestão do cuidado ao paciente e que por meio dele foi possível promover uma saúde pública de qualidade no município. Desse modo, verificou-se que o sistema contribuiu e proporcionou melhorias significativas para os usuários dos serviços de saúde de Horizonte-CE.
Descrição: RODRIGUES, R. Moura. Análise do prontuário eletrônico do cidadão do e-sus ab como estratégia de reestruturação dos sistemas de informação em saúde: o caso do Município de Horizonte-CE. 63f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4223
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAVENA MOURA RODRIGUES Mono.pdf2020_mono_rrodrigues.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.