Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4238
Título: Análise de indicadores socioeconômicos e seus impactos para a gestão pública do maciço de Baturité
Autor(es): Ferrreira, Vitória Emily Lopes
Palavras-chave: gestão pública
indicadores socioeconômicos
Maciço de Baturité
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: FERREIRA, V. E. L. (2022)
Resumo: O presente estudo trata de uma análise de indicadores que traduzem o desenvolvimento socioeconômico das cidades, em particular da região do Maciço de Baturité, e sua influência na vida dos cidadãos. Para a viabilização dessa pesquisa, foram coletados e analisados dados sobre o Índice de Desenvolvimento Social de Oferta (IDS-O), o Índice de Desenvolvimento Social de Resultado (IDS-R), o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como parâmetros importantes tais como o número de habitantes e a renda per capita. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, utiliza-se de dados secundários pesquisados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Algumas das principais limitações do trabalho foram as mudanças de metodologias entre os anos pesquisados e a falta de dados para a série histórica analisada, os resultados da análise dos indicadores supracitados retrataram que os avanços no desenvolvimento entre as cidades da região são pontuais e que não indicam que houveram evoluções significativas no desenvolvimento da região. Para que se possa haver mais assertivo planejamento e execução das políticas públicas para nortear os caminhos de uma cidade, é preciso que os gestores estejam à par dos indicadores socioeconômicos que representam fidedignamente o desempenho dos serviços públicos do município. Portanto, a justificativa para que se produzam pesquisas nesse sentido é de que estas podem servir de referência para o planejamento das ações a serem adotadas para maximizar a eficiência da atuação da gestão pública em prol do incessante compromisso para melhorar a vida das pessoas. Observa-se, portanto, durante o período pesquisado, em todos os indicadores, que as cidades não registraram crescimento expressivo e que os maiores resultados dos indicadores, na grande maioria das vezes, se concentram entre as mesmas cidades. Considera-se emergente a necessidade de inovação e renovação nas ações a serem tomadas pelas lideranças municipais, de modo a buscarem melhorias que efetivamente tragam, como efeito principal, avanços nos indicadores supracitados.
Descrição: FERREIRA, Vitória Emily Lopes. Análise de indicadores socioeconômicos e seus Impactos para a gestão pública na região do Maciço de Baturité. 2022.62f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4238
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITÓRIA EMILY LOPES FERREIRA Mono.pdf2022_mono_vferreira.pdf486,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.