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Título: Ação preventiva e violência na escola: o papel da guarda municipal de Maracanaú
Autor(es): Silva, Manuel Messias Teixeira da
Palavras-chave: Guarda Municipal
Ocorrência
Prevenção à Violência
Ronda Escolar
Data do documento: 19-Fev-2021
Citação: SILLA, M. M. T. (2021)
Resumo: O objetivo desse artigo consiste em analisar a atuação de guardas nos incidentes de violência em cento e vinte escolas públicas do Município de Maracanaú (Ceará-Brasil), através das informações sobre violência, registradas pela Guarda Municipal de Maracanaú (GM-Maracanaú), no período de 2009 a 2013. O foco do estudo diz respeito à temática da prevenção à violência nesse seguimento social, principalmente quanto à inserção de agentes externos atuando no contexto da Educação. Neste sentido, os dados sobre a violência praticada nas escolas (e contra as escolas), descritos através de relatórios, fotos e vídeos pela GM-Maracanaú, registrados a partir das ações introduzidas na rotina de trabalho - executadas por guardas municipais, designados para atuarem na prevenção à violência nas escolas -, fornecem subsídios para a análise do alcance dessa intervenção. A análise incide nos dados de 2009 a 2013, porque foi nesse período que as atividades de prevenção à violência contra as escolas foram registradas na ronda escolar em grande quantidade. O objetivo principal das ações preventivas era lidar com a violência nas escolas e/ou no seu entorno, mapeando os incidentes ocorridos, tipificando-os e mediando conflitos onde, entre os envolvidos, estavam estudantes e/ou os profissionais das escolas. Argumentaremos que a análise das ações de prevenção à violência possibilita a percepção das abordagens adotadas pelos guardas, e evidencia situações controversas quanto à inserção de guardas municipais no interior das escolas, apontando para um certo grau de influência política e interferência nas ações preventivas.
Descrição: SILVA, Manuel Messias Teixeira da. Ação preventiva e violência na escola: o papel da guarda municipal de Maracanaú. Artigo - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4240
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