Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4243
Título: Firkidja de Kasa: as mulheres Guineenses nos mercados informais de Bissau
Autor(es): Djonu, Letícia Monteiro
Palavras-chave: Mulheres firkidja de kasa
vendedeiras
mercados de Bissau
Data do documento: 28-Jan-2022
Citação: DJONU, L. M. (2022)
Resumo: O presente artigo busca trazer novos olhares perante os trabalhos das mulheres nos mercados informais de Bissau, capital da Guiné-Bissau, África ocidental. Para este estudo fez-se uma pesquisa etnográfica. O objetivo é analisar como as vendas das mulheres nestes mercados em Bissau ajudam na manutenção da família. Pois, elas são vistas como “firkidjas de kasa”, (pilar da casa, alicerce principal da casa, ou seja, as mulheres que com as suas atividades comerciais assumem responsabilidades da família), conceito criada pela própria sociedade para homenagear estas mulheres que lutam para dar melhor condição de vida à sua família. Foram feitas entrevistas com algumas mulheres bideiras- fikidjas de kasa. Os resultados são importantes para os próximos estudos, pois mostram que com estes trabalhos, as mulheres passam a ter papéis importantes na sociedade guineense visto que muitos homens se encontram desempregados.
Descrição: DJONU, Letícia Monteiro. Firkidja de Kasa: as mulheres Guineenses nos mercados informais de Bissau. Artigo - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4243
Aparece nas coleções:Artigo - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA MONTEIRO DJONU Artigo.pdf2022_art_ldjonu.pdf648,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.