Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4246
Título: Mandjuandadis na Guiné-Bissau: um estudo antropológico sobre práticas culturais em coletivo de mulheres
Autor(es): Sanca, Marciano
Palavras-chave: Coletivo mandjuandadi
mulheres
Guiné-Bissau
Data do documento: 6-Jul-2023
Citação: SANCA, M. (2023)
Resumo: O coletivo reforça a ideia de que uma identidade é uma construção sociocultural que se faz em relação a um determinado grupo social sobre os outros grupos. A mandjudandi refere-se ao sistema de relações sociais das mulheres Bissau-guineense da mesma faixa etária, ou seja, conjunto social das mulheres que compartilham certas características (valores, raízes étnicas, linguísticas e parentesco). O espaço cultural e educacional em que a ideia da liberdade atravessa: lá pode cantar, brincar livremente, ensinar, inclusive à sua sensualidade, tanto nos versos que canta, quanto na sua performance enquanto dança. Assim, o coletivo mandjuandadi possibilita intervenção organizada na busca pela construção de um espaço público de iguais e na redução das desigualdades sociais, onde as mulheres de várias comunidades (étnicas, linguísticas, religiosas, econômicas e políticas) compartilham as suas diversidades culturais, assim, pode ser percebida como espaço, território de integração das diversidades. Nas mandjuandadis, as mulheres fazem dos seus contíguos, testemunhas e fontes históricas de reivindicações dos seus direitos e da resistência. O presente artigo busca compreender como as diversidades se consegue conviver dentro espaço mandjuandadi, assim como, entender os impactos do coletivo na construção da identidade cultural guineense, a partir da lógica da mandjuandadi. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, de levantamento histórico bibliográfico sobre as mandjuandadis. Além da compreensão da estruturação e funcionamento da manduandadi, espera-se elucidar ainda mais a importância dos movimentos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Descrição: SANCA, Marciano. Mandjuandadis na Guiné-Bissau: um estudo antropológico sobre práticas culturais em coletivo de mulheres. Artigo - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4246
Aparece nas coleções:Artigo - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIANO SANCA.pdf2023_art_msanca.pdf269,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.