Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4249
Título: Mulheres Guineenses nos movimentos sociais: caso do movimento Mindjer ika Tambur (MIKAT)
Autor(es): Baldé, Fatumata Djarai
Palavras-chave: Mulheres
Cidadania
MIKAT
Guiné-Bissau
Data do documento: 8-Dez-2023
Citação: BALDÉ, F. D. (2023)
Resumo: Existem muitas associações de base lideradas pelas mulheres na Guiné- Bissau com diversos objetivos, mas as mais comuns são as que fazem atividades para os fins de melhorar a condição da vida familiar. Este artigo tem como objetivo mostrar como as jovens guineenses tem se engajado nos movimentos sociais para lutar e desconstruir a violência baseada no gênero. Por outro lado, o artigo vai falar de como existem diferentes formas que as mulheres da Guiné-Bissau lutam para conseguirem seus direitos reconhecidos, usando as estratégias aprendidas a partir dos movimentos como Mindjer ika Tambur que atua no âmbito do empoderamento, emancipação e tomada de decisão, pois é a partir do movimento supracitado que muitas mulheres se preparam para serem futuras líderes, não só das mesmas associações (MIKAT, FINSJOR entre outras), mas também de alguns partidos políticos como o Partido Africano para a Independecia de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Partido Luz, Partido da Renovação Social (PRS) e outros.
Descrição: BALDÉ, Fatumata Djarai. Mulheres Guineenses nos movimentos sociais: caso do movimento Mindjer ika Tambur (MIKAT). Artigo - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4249
Aparece nas coleções:Artigo - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fatumata Djarai Baldé.pdf2023_art_fbaldé.pdf298,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.