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dc.contributor.authorBarbosa, Marília Jéssica de Lima-
dc.date.accessioned2024-02-21T11:40:03Z-
dc.date.available2024-02-21T11:40:03Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.identifier.citationBARBOSA, M. J. L. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4255-
dc.descriptionBARBOSA, Marília Jéssica de Lima. Utilização de bicos de aves como modelos didáticos para ensino de evolução. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAs aves são animais de grande diversidade no Brasil, ocupando diferentes habitats e exibindo variados comportamentos. Muito do seu sucesso ecológico se deve a variedade de formas e funções evoluídas por seus bicos. Além de funcionar para alimentação, os bicos servem como arma de defesa, limpeza do corpo, contato social, atração sexual, ferramenta de modificação do habitat, entre outras funções. Essa diversidade de bicos é resultado de diversificação evolutiva por seleção natural, sendo a forma do bico facilmente relacionada com sua função, facilitando a compreensão dos mecanismos da Teoria de Darwin. Tendo em vista as dificuldades encontradas por professores de Ciências e Biologia para ensinar sobre evolução no ensino fundamental, modelos naturalmente didáticos, como a diversificação do bico das aves, podem ser um importante instrumento para facilitar a compreensão do conteúdo teórico. A comprovada eficácia de modelos didáticos para o ensino, aliada a facilidade de produzi-los nas escolas sem a necessidade de captura de espécies da natureza, guiou esse estudo no objetivo de elaborar modelos didáticos de aves para instrumentalizar o ensino de evolução através da diversidade de bicos. Usando materiais simples, como isopor, massa para modelar (biscuit) e tinta, foram confeccionados 12 modelos didáticos consistindo de cabeça das aves com modificação didática para ressaltar seus bicos. Como base, foram usadas espécies da avifauna nativa do Ceará, a fim de popularizar a diversidade regional e aumentar a identificação do público. Foi enfatizado nos modelos a forma dos bicos das aves e suas variações, garantindo que os 12 modelos compreendessem ampla variedade de características visuais que remetessem a seus comportamentos alimentares e assim criar a relação entre adaptação e seleção natural. Aos modelos, foram adicionadas fichas de identificação das aves com informações gerais dos animais permitindo maior disseminação de conhecimento, e uma proposta de plano de ensino para a aplicação do modelo em sala de aula. Porém, os modelos foram construídos para ter aplicações múltiplas e possibilidades de uso em diferentes contextos para ensino de diversas matérias das Ciências e Biologia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAvespt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.titleUtilização de bicos de aves como modelos didáticos para ensino de evoluçãopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

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