Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4270
Título: O sistema educacional e a qualidade do ensino básico em Moçambique, a partir da implementação de novo currículo do ensino: um estudo caso da escola primária Lewi Pethrus
Autor(es): Adamo, Neto Luís
Palavras-chave: Educação com qualidade
Ensino Fundamental
Ensino - Metodologia
Data do documento: 28-Jul-2022
Citação: ADAMO, N. L. (2022)
Resumo: A educação é um elemento fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e político de um país, e neste processo a escola primária representa uma grande importância como a base em que se desenvolvem os demais graus do ensino. Porém, apesar da sua contribuição, o ensino primário ainda passa por alguns entraves que precisam de ser superados. Diante disto, o presente trabalho visa demonstrar os elementos fundamentais da qualidade da educação no ensino primário, sob uma perspectiva do ensino primário em escolas públicas de Moçambique, através de relatos dos professores e diretores da Escola Primária Completa do 1º e 2º grau de Lewi Pethrus, que assim contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho. Para desenvolvimento desta pesquisa foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa descritiva, elaborada por meio de entrevistas aos professores e diretores da escola Lewi Pethrus. Durante o percurso deste trabalho, pode-se compreender que a educação no ensino primário, sobretudo em escolas públicas de Moçambique ainda passa por grandes desafios, seja pela dificuldade na obtenção de materiais de apoio, por falta de condições das salas de aulas, falta de equipamentos básicos para auxiliar os professores a lecionar aulas de qualidade. O ensino nas escolas primárias e públicas em Moçambique tem sido um caso de grande preocupação para o governo Moçambicano. Tendo em conta que a baixa qualidade de ensino começa principalmente no baixo e precário nível de formação docente, sendo que a maior parte dos professores lecionam disciplinas que não fazem parte da sua área de formação. Portanto, observa-se dessa forma que existe uma necessidade urgente de melhoria nos métodos de ensino visando uma boa qualidade para a educação do ensino primário no país.
Descrição: ADAMO, Neto Luís. O sistema educacional e qualidade do ensino basico em Moçambique, a partir da implementação do novo currículo do ensino: um estudo de caso da escola primaria Lewi Pethrus. 2022. 40 f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4270
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA NETO ADAMO 2022 UNILAB_CORRIGIDO.pdf2022_mono_nadamo.pdf446,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.