Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4283
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSousa, John Lenno Silva de-
dc.date.accessioned2024-02-22T15:47:26Z-
dc.date.available2024-02-22T15:47:26Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationSOUSA, J. L. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4283-
dc.descriptionSOUSA, John Lenno Silva de. Criação de fascículos didáticos como material de apoio para o ensino de botânica no ensino médio. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Biologia, nas séries do Ensino Médio, sempre foi um desafio para os professores e estudiosos da área, tanto pelos conteúdos extensos, como também por termos científicos e definições complexas. Dentre as diversas áreas de estudo da Biologia, a Botânica, área de interesse nesta pesquisa, tem suas particularidades, seja pela importância de se conhecer sobre as plantas do bioma em que o aluno se situa e até mesmo pela aplicação da Botânica em diversas áreas, como por exemplo, na medicina, na Engenharia, na Biotecnologia, na Ecologia etc. Assim como acontece no ensino de biologia em geral, o ensino de Botânica também é normalmente transmitido de forma reduzida e descontextualizada, desconectada da realidade do aluno. Nas escolas públicas, de forma especial, os materiais didáticos muitas vezes se limitam a um livro didático e poucos exemplos. A internet está repleta de recursos tecnológicos digitais da comunicação e informação, porém, nem sempre o professor sabe como acessar. Na pandemia da Covid-19, toda comunidade educacional precisou se adaptar às aulas remotas e aos materiais didáticos digitais para facilitar o ensino. Dessa forma, acentuou- se a necessidade de materiais digitais que contribuíssem com o aprendizado no ensino de botânica. Nesse sentido, propôs, neste trabalho, refletir e pesquisar sobre o ensino de Botânica, as dificuldades dos professores que ministram esta disciplina no Ensino Médio de Escolas Públicas da região do Maciço de Baturité e a produção de materiais digitais para o ensino de botânica. Utilizando uma metodologia qualitativa, a pesquisa foi organizada em duas etapas. No primeiro momento foi aplicado um questionário investigativo com finalidade de conhecer e sondar as dificuldades e possibilidades do público-alvo, os professores de biologia, do Ensino Médio, da região do Maciço de Baturité. A partir da análise dos questionários investigativos, foram elaborados fascículos didáticos em forma de e-book digital sobre conteúdos de Botânica, com o intuito de contribuir com a necessidade do público-alvo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectFascículos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleCriação de fascículos didáticos como material de apoio para o ensino de botânica no ensino médiopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece en las colecciones: Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOHN LENNO SILVA DE SOUSA Mono.pdf2021_mono_jsousa.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.