Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4287
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Tatiane Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T16:10:17Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T16:10:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, T. O. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4287 | - |
dc.description | SANTOS, Tatiane Oliveira. Desafios enfrentados pelos professores de biologia durante o Ensino remoto no município de pentecoste-Ceará. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ano de 2020 foi histórico para a sociedade mundial devido a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Esse vírus causa a Covid-19, uma doença infecciosa e altamente contagiosa. No campo educacional, tanto as instituições de ensino básico ou superior, todas foram afetados em suas atividades presenciais, estas sendo adaptadas a um formato remoto/híbrido. Diante desse contexto, esse trabalho teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades dos professores de Biologia do Ensino Médio, em uma escola de Pentecoste, Ceará, investigando especialmente o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, qualitativa. A pesquisa foi realizada nos meses de junho a agosto de 2021 nas escolas da cidade de Pentecoste-Ceará. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado por meio do Google forms, e os dados foram compilados no programa Excel 2019. As respostas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram categorizados em tópicos: Dados Sociodemográficos; Identificação do perfil de atuação profissional e Dificuldades e Desafios encontrados nas Aulas Remotas. Constatou-se que as maiores dificuldades dos professores investigados foram em relação à aprendizagem dos seus alunos em um sistema de ensino nunca vivenciado, à transmissão de conteúdo específico, à falta de recursos materiais (tanto dos alunos como dos próprios professores), ao acesso à internet e à participação e envolvimento dos alunos nas aulas remotas. Espera-se que o presente estudo contribua como uma reflexão inicial para todo esse processo de transformação do ensino e da formação de professores que se deu a partir da pandemia da Covid-19 e que a partir dos estudos iniciados, novas pesquisas contribuam para o desenvolvimento de estratégias que favoreçam uma aprendizagem significativa dos estudantes e a execução das atividades do trabalho docente, uma vez que a pandemia trouxe novos horizontes sobre as possibilidades do ensino a distância no país. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.title | Desafios enfrentados pelos professores de biologia durante o Ensino remoto no município de pentecoste-Ceará | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TATIANE OLIVEIRA SANTOS.pdf | 2021_mono_tsantos.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.