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dc.contributor.authorSantos, Tatiane Oliveira-
dc.date.accessioned2024-02-22T16:10:17Z-
dc.date.available2024-02-22T16:10:17Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.citationSANTOS, T. O. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4287-
dc.descriptionSANTOS, Tatiane Oliveira. Desafios enfrentados pelos professores de biologia durante o Ensino remoto no município de pentecoste-Ceará. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ano de 2020 foi histórico para a sociedade mundial devido a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Esse vírus causa a Covid-19, uma doença infecciosa e altamente contagiosa. No campo educacional, tanto as instituições de ensino básico ou superior, todas foram afetados em suas atividades presenciais, estas sendo adaptadas a um formato remoto/híbrido. Diante desse contexto, esse trabalho teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades dos professores de Biologia do Ensino Médio, em uma escola de Pentecoste, Ceará, investigando especialmente o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, qualitativa. A pesquisa foi realizada nos meses de junho a agosto de 2021 nas escolas da cidade de Pentecoste-Ceará. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado por meio do Google forms, e os dados foram compilados no programa Excel 2019. As respostas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram categorizados em tópicos: Dados Sociodemográficos; Identificação do perfil de atuação profissional e Dificuldades e Desafios encontrados nas Aulas Remotas. Constatou-se que as maiores dificuldades dos professores investigados foram em relação à aprendizagem dos seus alunos em um sistema de ensino nunca vivenciado, à transmissão de conteúdo específico, à falta de recursos materiais (tanto dos alunos como dos próprios professores), ao acesso à internet e à participação e envolvimento dos alunos nas aulas remotas. Espera-se que o presente estudo contribua como uma reflexão inicial para todo esse processo de transformação do ensino e da formação de professores que se deu a partir da pandemia da Covid-19 e que a partir dos estudos iniciados, novas pesquisas contribuam para o desenvolvimento de estratégias que favoreçam uma aprendizagem significativa dos estudantes e a execução das atividades do trabalho docente, uma vez que a pandemia trouxe novos horizontes sobre as possibilidades do ensino a distância no país.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleDesafios enfrentados pelos professores de biologia durante o Ensino remoto no município de pentecoste-Cearápt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

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