Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Tauvânio Albino-
dc.date.accessioned2024-02-22T16:37:24Z-
dc.date.available2024-02-22T16:37:24Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationMIRANDA, T. A. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4288-
dc.descriptionMIRANDA, Tauvânio Albino. Aprendendo biodiversidade a partir do livro didático de ciências utilizado nos anos finais do ensino médio fundamental de Acarape-CE. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA biodiversidade está entrelaçada a diversos conteúdos ao longo dos anos finais do ensino fundamental, podendo ser apreciado de forma bastante notória no 9o ano, ao tratar das problemáticas relacionadas a ela. Todavia, embora essas problemáticas sirvam para que o estudante exponha e desenvolva sua prática de argumentação, também são elementos que nos fazem refletir sobre nossas próprias práticas em relação ao meio ambiente. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o Livro Didático de Ciências do PNLD 2020 das turmas de 9o ano do ensino fundamental utilizados nas escolas públicas de Acarape em relação ao tema biodiversidade. O presente trabalho faz uma breve discussão sobre a temática, biodiversidade, também sobre o livro didático e seus recursos pedagógicos e sobre o ensino remoto. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográfica e documental, como também leitura exploratória, seletiva e analítica. Assim, as análises revelaram que o conteúdo de biodiversidade e sua preservação no LD é abordada de forma geral, sem fazer referências a classificação dos seres vivos, mas trabalhando- a. Dessa maneira, o livro mostra-se como ótima ferramenta de ensino, tanto para uso na sala de aula presencial, como no modo de Ensino Remoto Emergencial, para o ensino de biodiversidade nas turmas de 9o ano do ensino fundamental anos finais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.titleAprendendo biodiversidade a partir do livro didático de ciências utilizado nos anos finais do ensino médio fundamental de Acarape-CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAUVÂNIO ALBINO MIRANDA Mono.pdf2021_mono_tmiranda.pdf838,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.