Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Tauvânio Albino | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T16:37:24Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T16:37:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, T. A. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4288 | - |
dc.description | MIRANDA, Tauvânio Albino. Aprendendo biodiversidade a partir do livro didático de ciências utilizado nos anos finais do ensino médio fundamental de Acarape-CE. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A biodiversidade está entrelaçada a diversos conteúdos ao longo dos anos finais do ensino fundamental, podendo ser apreciado de forma bastante notória no 9o ano, ao tratar das problemáticas relacionadas a ela. Todavia, embora essas problemáticas sirvam para que o estudante exponha e desenvolva sua prática de argumentação, também são elementos que nos fazem refletir sobre nossas próprias práticas em relação ao meio ambiente. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o Livro Didático de Ciências do PNLD 2020 das turmas de 9o ano do ensino fundamental utilizados nas escolas públicas de Acarape em relação ao tema biodiversidade. O presente trabalho faz uma breve discussão sobre a temática, biodiversidade, também sobre o livro didático e seus recursos pedagógicos e sobre o ensino remoto. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográfica e documental, como também leitura exploratória, seletiva e analítica. Assim, as análises revelaram que o conteúdo de biodiversidade e sua preservação no LD é abordada de forma geral, sem fazer referências a classificação dos seres vivos, mas trabalhando- a. Dessa maneira, o livro mostra-se como ótima ferramenta de ensino, tanto para uso na sala de aula presencial, como no modo de Ensino Remoto Emergencial, para o ensino de biodiversidade nas turmas de 9o ano do ensino fundamental anos finais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.title | Aprendendo biodiversidade a partir do livro didático de ciências utilizado nos anos finais do ensino médio fundamental de Acarape-CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TAUVÂNIO ALBINO MIRANDA Mono.pdf | 2021_mono_tmiranda.pdf | 838,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.