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dc.contributor.authorSilva, Amanda Bezerra da-
dc.date.accessioned2024-02-22T17:15:24Z-
dc.date.available2024-02-22T17:15:24Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.citationSILVA, A. B. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4291-
dc.descriptionSILVA, Amanda Bezerra da. Análise de ilustrações para o ensino de botânica em livros didáticos utilizados no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs plantas possuem um papel inerente para o meio ambiente e sociedade. Porém, atualmente os organismos vegetais vem sofrendo uma redução drástica devido a fatores antropogênicos. O ensino tem se mostrado um importante meio para conscientização e mudanças acerca das concepções sobre os mesmos, entretanto o ensino de Botânica vem passando por diversas negligências que contribuem para o cenário atual. Recursos didáticos são frequentemente utilizados como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem, sendo um dos principais o livro didático. Livros didáticos se configuram como materiais multimídia que utilizam de recursos verbais e pictóricos para transmitir informações, onde recursos pictóricos são importantes facilitadores na compreensão de ideias complexas e evidenciam informações sob diferentes perspectivas, no entanto também podem gerar equívocos e reforçar erros. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia leva em consideração três fatores que influencia no processo de aprendizagem multimídia 1) processamos informações através de canais duplos pictórico/visual. 2) esses canais possuem capacidade limitada de processamento 3) uma aprendizagem significativa ocorre através de um conjunto coordenado de processos cognitivos. Dessa forma, objetivou-se com esse trabalho analisar a eficiência para fins didáticos das ilustrações presentes em livros didáticos sob a luz da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Para isso as ilustrações foram primeiro classificadas quanto tipo de ilustração, por seguinte foram classificadas quanto ao valor didático e por fim quanto a carga cognitiva levando em consideração os critérios de coerência, sinalização e contiguidade espacial. Foram analisados 4 livros didáticos o que deu um total de 461 ilustrações. O resultado geral apresentou que os livros didáticos não exploram todo potencial que as ilustrações possuem como facilitadoras no processo de aprendizagem. Um dos conteúdos mais problemáticos foi a fisiologia vegetal, pois além de utilizarem poucas ilustrações, em três livros didáticos, mais de 50% das ilustrações com valor didático apresentaram alta carga cognitiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectmateriais didáticospt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleAnálise de ilustrações para o ensino de botânica em livros didáticos utilizados no Maciço de Baturité, Ceará, Brasilpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

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