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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4294
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dias, Antonia D'arc Costa Marcolino | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T17:37:11Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T17:37:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-08 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, A. D. C. M. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4294 | - |
dc.description | DIAS, Antonia D'arc Costa Marcolino. A utilização de materiais didáticos na promoção das boas práticas de higiene: um relato de experiência em escolas públicas da região do maciço de Baturité. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de Educação em Saúde é uma importante ferramenta para comunicar e formar uma sociedade capaz de compreender, mesmo que minimamente, o que sejam as Boas Práticas de Higiene. Com isso, a escola tem adquirido o potencial de integrar o conhecimento comum dentro da sociedade, o que a torna um ambiente favorável para a promoção da saúde. Este trabalho teve como objetivo geral: Analisar a importância do uso de materiais didáticos e atividades lúdicas para a compreensão das boas práticas de higiene no Ensino Básico. As atividades deste trabalho destinaram-se a alunos de duas escolas da rede pública de Ensino Fundamental, denominadas Escola A e B, situadas respectivamente nos municípios de Barreira e Acarape, no Maciço de Baturité. Na Escola A as ações foram realizadas em duas turmas, de 7o e 8o ano, denominadas turma A1 e A2. Na escola B as atividades aconteceram também em duas turmas, de 6o e 7o ano, nomeadas turma B1 e B2. As atividades realizadas na Escola A ocorreram em etapas, de forma presencial. Devido ao período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, todas as atividades realizadas na Escola B ocorreram de forma virtual também em etapas. A sequência didática adotada na aplicação das atividades e materiais didáticos favoreceu a compreensão dos alunos sobre as Boas Práticas de Higiene e contribuiu para que eles fossem assimilando os conteúdos e compreendendo a finalidade de cada material. Diante da realização deste trabalho, percebeu-se que a utilização de materiais didáticos e atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem contribuíram para uma melhor significância na aprendizagem dos estudantes e na formação de sujeitos pensantes, críticos e capazes de interpretar fenômenos cotidianos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Boas Práticas de Higiene | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Materiais Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | A utilização de materiais didáticos na promoção das boas práticas de higiene: um relato de experiência em escolas públicas da região do maciço de Baturité | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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