Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Antonia D'arc Costa Marcolino-
dc.date.accessioned2024-02-22T17:37:11Z-
dc.date.available2024-02-22T17:37:11Z-
dc.date.issued2022-02-08-
dc.identifier.citationDIAS, A. D. C. M. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4294-
dc.descriptionDIAS, Antonia D'arc Costa Marcolino. A utilização de materiais didáticos na promoção das boas práticas de higiene: um relato de experiência em escolas públicas da região do maciço de Baturité. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO processo de Educação em Saúde é uma importante ferramenta para comunicar e formar uma sociedade capaz de compreender, mesmo que minimamente, o que sejam as Boas Práticas de Higiene. Com isso, a escola tem adquirido o potencial de integrar o conhecimento comum dentro da sociedade, o que a torna um ambiente favorável para a promoção da saúde. Este trabalho teve como objetivo geral: Analisar a importância do uso de materiais didáticos e atividades lúdicas para a compreensão das boas práticas de higiene no Ensino Básico. As atividades deste trabalho destinaram-se a alunos de duas escolas da rede pública de Ensino Fundamental, denominadas Escola A e B, situadas respectivamente nos municípios de Barreira e Acarape, no Maciço de Baturité. Na Escola A as ações foram realizadas em duas turmas, de 7o e 8o ano, denominadas turma A1 e A2. Na escola B as atividades aconteceram também em duas turmas, de 6o e 7o ano, nomeadas turma B1 e B2. As atividades realizadas na Escola A ocorreram em etapas, de forma presencial. Devido ao período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, todas as atividades realizadas na Escola B ocorreram de forma virtual também em etapas. A sequência didática adotada na aplicação das atividades e materiais didáticos favoreceu a compreensão dos alunos sobre as Boas Práticas de Higiene e contribuiu para que eles fossem assimilando os conteúdos e compreendendo a finalidade de cada material. Diante da realização deste trabalho, percebeu-se que a utilização de materiais didáticos e atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem contribuíram para uma melhor significância na aprendizagem dos estudantes e na formação de sujeitos pensantes, críticos e capazes de interpretar fenômenos cotidianos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBoas Práticas de Higienept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectMateriais Didáticospt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleA utilização de materiais didáticos na promoção das boas práticas de higiene: um relato de experiência em escolas públicas da região do maciço de Baturitépt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA D’ARC COSTA MARCOLINO DIAS Mono.pdf2022_mono_adias.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.