Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4296
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Antonio Victor Felipe Castro da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T17:53:34Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T17:53:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. V. F. C. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4296 | - |
dc.description | SILVA, Antonio Victor Felipe Castro da. Programas de iniciação à docência e a pandemia do covid-19: desafios e possibilidade para a formação de biólogos na Unilab. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a temática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP) no âmbito da UNILAB, ambos do subprojeto Biologia, no contexto da pandemia do Covid-19. O Pibid e RP- Biologia/Unilab buscam incentivar a participação e inserção de estudantes dos cursos de licenciatura, com intuito de trazer visibilidade para o magistério e melhorar a qualidade da formação dos futuros professores e que venham atuar na escola de ensino básico. A pandemia do Covid-19 causou diversas alterações nos eixos que compõem a sociedade, inclusive no educacional. Dessa forma, pensando nos desafios e possibilidades que o contexto pandêmico poderia causar nas escolas do Maciço de Baturité, onde atuam o Pibid e RP-Biologia/Unilab, foi indagado: quais os desafios e as possibilidades encontrados pelos programas de iniciação à docência no âmbito da Biologia/UNILAB no cenário pandêmico da Covid-19? Assim, teve como objetivo compreender os desafios e as possibilidades encontrados pelos programas de iniciação à docência no âmbito da Biologia/UNILAB no cenário pandêmico da COVID-19. A metodologia empregada na investigação foi de cunho qualitativo e assentada no estudo de caso. Respeitando o distanciamento social, como medida de combate ao Covid-19, a pesquisa se deu pela aplicação de formulário online, disponibilizado nos grupos de WhatsApp do Pibid e RP. Participaram da pesquisa um total de 12 estudantes, sendo 7 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, 6 participantes do Pibid e 6 do RP. A partir dos dados coletados e analisados, apesar do contexto pandêmico, foi possível identificar aspectos que incluem os programas no engajamento da formação inicial com atuação na escola, que dá possibilidades para articulação teoria e prática, mesmo que isso tenha acontecido de modo remoto. Foram identificadas também dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos por estudantes das escolas, o que ultrapassa o contexto dos programas institucionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Pibid | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Programas de iniciação à docência e a pandemia do covid-19: desafios e possibilidade para a formação de biólogos na Unilab | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO VICTOR FELIPE CASTRO DA SILVA Mono.pdf | 2021_mono_ansilva.pdf | 959,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.