Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Francisca Missiane Nogueira do | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T18:26:05Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T18:26:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-12 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, F. M. N. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4299 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Francisca Missiane Nogueira do. Conhecendo o sistema nervoso: o uso de modelos didáticos para a popularização de neurociência na escola. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância da educação excede a delegação dos conhecimentos teóricos oferecidos nas disciplinas curriculares, ela contribui para o desenvolvimento pessoal e promove a transformação, adequando o estudante à sociedade no qual ele vive. O ensino de ciências fornece ao educando a compreensão do mundo através dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Dessa forma é notável a necessidade de metodologias capazes de despertar curiosidade sobre o assunto e assim motivar e estabelecer relações entre os conteúdos ensinados e a realidade do aluno. Sendo assim, esse trabalho propõe promover a popularização da Neurociência em escolas públicas, através de uma abordagem interdisciplinar com conteúdos de zoologia. Para tal foi desenvolvido um quebra-cabeça físico utilizando materiais de baixo custo, e também uma adaptação desse modelo para o ensino on-line através do aplicativo I ́m a Puzzle. Essa proposta metodológica possibilitará o conhecimento sobre a evolução do SN de forma lúdica e dinâmica, estimulando a capacidade para aprender com autonomia. Além disso, o nosso modelo propõe a aplicação de diferentes conhecimentos adquiridos ao longo da vida do estudante, demonstrando a conexão entre os assuntos na área de biologia. permitindo também a formulação do saber científico por meio da articulação entre diferentes instrumentos, recursos didáticos e tecnológicos da atualidade e os agentes educativos que fazem parte da vida escolar, família, professores e comunidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Conhecendo o sistema nervoso: o uso de modelos didáticos para a popularização de neurociência na escola | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA MISSIANE NOGUEIRA DO NASCIMENTO Mono.pdf | 2022_mono_frnascimento.pdf | 732,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.