Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Francisco José de Sousa-
dc.date.accessioned2024-02-22T18:42:41Z-
dc.date.available2024-02-22T18:42:41Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationPINTO, F. J. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4301-
dc.descriptionPINTO, Francisco José de Sousa. Coleções Zoológicas como recurso para ensino prático ciências nas escolas do município de Redenção-CE. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é uma análise sobre o uso de coleção zoológica, um acervo com espécimes animais conservados, como recurso de ensino em aulas práticas de Ciências em escolas do Município de Redenção. O estudo se fundamenta a partir das experiências do pesquisador nas disciplinas de estágios e residência pedagógica, que identificou nas escolas um ensino de zoologia com base teórica sem demonstração em animais reais ou experiencias práticas científicas. Assim, esse estudo aplicou as coleções zoológicas nas aulas de Ciências e avaliou a efetividade dessas coleções no aprendizado através da prática com finalidade de implementar coleções zoológicas nas escolas. A pesquisa consistiu de a aplicação de aula pratica de zoologia com o uso de uma coleção zoológica didática criada a partir da Coleção Zoológica do Grupo de Pesquisas em Interação Animal (InterZOA), avaliação da efetividade da aula prática, um minicurso sobre coleta, montagem e manutenção de coleção zoológica para os professores das escolas da região. Constatou-se que a coleção zoológica didática proporcionou uma aula mais interativa e dinâmica, despertando no aluno interesse e participação, associando conteúdo teórico a realidade dos estudantes através do contato com animais de seu meio ambiente. Destaca-se também a oportunidade de formação continuada aos professores para utilização e construção de coleção zoológica didática, e a instalação de uma coleção didática em uma escola do município, aumentado o acesso das escolas a essa ferramenta. Concluímos que esse trabalho contribuiu para o desenvolvimento do ensino de Ciências em Redenção, ao proporcionar novos instrumentos de aprendizado e metodologias de ensino de ciências e biologia dos animais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectColeção zoológica didáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.titleColeções Zoológicas como recurso para ensino prático ciências nas escolas do município de Redenção-CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA PINTO Mono.pdf2022_mono_frpinto.pdf359,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.