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dc.contributor.authorSousa, Jurandir Pereira de-
dc.date.accessioned2024-02-23T11:45:22Z-
dc.date.available2024-02-23T11:45:22Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.citationSOUSA, J. P. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4310-
dc.descriptionSOUSA, Jurandir Pereira de. Sequência didática para o cultivo de hortas nas escolas indígenas da etnia pitaguary: uma ferramenta prática de educação ambiental. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA sequência didática trata-se de uma proposta metodológica que busca ser desenvolvida por meio de uma estrutura em que a etapa inicial se conecta de maneira integrada com o resultado final proposto, onde o produto é de conhecimento dos participantes. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência didática como estratégia de ensino que vise a sustentabilidade para o cultivo de hortas nas escolas indígenas da etnia Pitaguary como uma ferramenta de EA. Metodologicamente a pesquisa se enquadra em uma pesquisa básica e bibliográfica, onde foi construída uma sequência didática com a temática cultivo de hortas nas escolas indígenas da etnia Pitaguary, visando por meio da sequência didática, trabalhar educação ambiental dentro das escolas indígenas Pitaguary, entendendo que a Educação Ambiental pode ocorrer em diversos espaços, e que nas escolas essa temática pode ser abordada de maneira transversal e interdisciplinar. Para isso, propomos um plano de aula a ser desenvolvido pelo professor, com sete encontros participativos e dialogados com inclusão de rodas de conversa, aula de campo e construção de canteiros para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Acredita-se que a construção hortas escolares podem se tornar um instrumento facilitador do trabalho dos temas transversais, como: Meio Ambiente, Alimentação Saudável, Sustentabilidade, Consumo Consciente dentre outros, podendo ainda agregar valores como consciência ambiental, respeito pela coletividade e respeito pela natureza; e funciona como um espaço didático onde o professor poderá abordar várias disciplinas, fazendo uso da EA para minimizar os impactos ambientais dentro da Terra Indígena, assim como criar modelos que possam ser replicados pela comunidade como forma de garantir renda para essas pessoas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectHortas e Pitaguarypt_BR
dc.titleSequência didática para o cultivo de hortas nas escolas indígenas da etnia pitaguary: uma ferramenta prática de educação ambientalpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

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